Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homens poderão fazer exame gratuito de câncer de próstata em hospitais de SP

Campanha tem como objetivo realizar diagnóstico precoce e prevenção

Saúde|Do R7

Câncer de próstata
Câncer de próstata Câncer de próstata (Lisa F. Young/Getty Images/iStockphoto)

A partir desta segunda-feira (25), o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) promove uma campanha de prevenção ao câncer de próstata que deverá atingir cerca de 10 mil pessoas. O objetivo é estimular a prevenção e o diagnóstico precoce da doença e realizar exames gratuitos. Serão 14 pontos de orientação em todo o Estado.

No HSPE, o evento acontece até a sexta-feira (29) no ambulatório de Urologia do hospital, das 7h às 19h. Não há necessidade de agendamento prévio e os servidores estaduais e seus beneficiários com 45 anos ou mais passarão por avaliação médica e terão o sangue coletado para dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). 

Nos postos de atendimento do Iamspe no interior (Ceamas), as orientações serão realizadas apenas na quarta-feira (27). 

Exame de toque dói? Veja os mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Publicidade

Segundo o diretor do Serviço de Urologia do HSPE, Limirio Leal da Fonseca, a detecção precoce do câncer de próstata pode aumentar significativamente as chances de cura.

— O câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, não havendo sintomas nos estágios iniciais da doença. Em uma fase mais avançada, o paciente pode sentir dor óssea, dificuldade para urinar, apresentar sangramentos na urina, infecções ou insuficiência renal.

Publicidade

“Era tabu, mas vi que não era bicho de sete cabeças”, diz comerciante sobre exame de toque

Segundo registro do Instituto Nacional de Câncer em 2012, estima-se que, no Brasil, são detectados cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata por ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.