Hospital oferece testes gratuitos de hepatite C a partir desta segunda-feira
Em dez anos, número de casos da doença aumentou 335% no Estado de São Paulo
Saúde|Do R7
Quem tiver interesse em fazer teste gratuito de hepatite C poderá procurar o hospital Heliópolis a partir desta segunda-feira (13). A campanha acontece até a sexta-feira (17), das 8h as 17h e a idade mínima para realização é 18 anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o resultado sai em apenas 15 minutos. Caso o exame dê positivo, o paciente passa por uma consulta médica no mesmo dia. Além disso, ele é acompanhado no ambulatório de hepatites do hospital.
Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde revela que, em dez anos, o número de casos de hepatites B e C aumentou 335% no Estado. As formas mais comuns de transmissão da doença são o uso de instrumentos cortantes e de aplicação, como alicates, lâminas e seringas, além da prática de relações sexuais sem proteção.
Barbeador e alicate podem ser os vilões da hepatite C
Esses dados contribuem para alertar sobre a importância de ações e campanhas sobre o diagnóstico e prevenção da doença, avisa a diretora Cláudia Binelli, do Programa Estadual de Hepatites Virais.
— Essas são as melhores armas para combater a hepatite.
Vacinação
A vacina contra a hepatite B é oferecida gratuitamente nos postos de saúde, das 8h às 17h, para pessoas com até 29 anos e grupos de risco, manicures, usuários de drogas injetáveis, podólogos, profissionais da saúde, entre outros. Segundo a Secretaria, a pessoa precisa tomar três doses da vacina para ficar completamente protegido contra a doença. A terceira dose é feita seis meses após a primeira.
Serviço
Hospital Heliópolis: Rua Cônego Xavier, 276 — bairro do Sacomã
De segunda-feira (13) a sexta-feira (17)
Horário: das 8h as 17h