Mais de 2.000 profissionais do Mais Médicos começam a trabalhar no SUS nesta semana
Grupo passou por curso, provas e semana de acolhimento no último mês
Saúde|Do R7
Depois de três semanas de curso e uma semana de acolhimento, os 2.165 médicos com diploma estrangeiro do programa Mais Médicos começam a atuar mo SUS (Sistema Único de Saúde) nos diversos Estados. A maior parte deles, 928, irão para o Nordeste.
No último mês, os profissionais tiveram aulas de português e de saúde pública, com ênfase no modelo do SUS. Para atuarem nos Estados, os médicos terão os registros emitidos pelo Ministério da Saúde.
Antes da sanção da lei do Mais Médico, a função de dar o documento que permite o trabalho no Brasil era dos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina).
Nova leva de médicos cubanos tem dificuldade em falar português
Médico cubano encanta pacientes em posto de saúde da Grande BH
Sanção do Mais Médicos
A lei que criou o programa foi sancionada no dia 22 de novembro pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.
Criado por medida provisória editada em julho e aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, o Mais Médicos tem o objetivo de levar médicos para regiões consideradas prioritárias e com carência desses profissionais, como as periferias das grandes capitais e o interior do País, além de aprimorar a capacitação dos profissionais.