“Mais Médicos deu resultado”, diz vice-presidente
Michel Temer afirmou há planejamento para levar mais dinheiro à saúde
Saúde|Vanessa Sulina, do R7
Apesar do atraso na emissão dos registros provisório de parte dos profissionais com diploma estrangeiro e as polêmicas em torno do programa, o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, afirmou nesta segunda-feira (14) que o Mais Médicos "é uma coisa que deu resultado". Porém, apesar da afirmação, ele não deu detalhes. O vice-presidente participou nesta manhã de um evento sobre a questão da saúde, em São Paulo.
— Vamos nos empenhar para colocar médicos em todo o País, nos 700 municípios em que não há nenhum médico.
De acordo com Temer, há um planejamento do governo para trazer "mais verbas para saúde ao longo destes anos".
— O Senado também acabou de aprovar 50% das emendas do orçamento impositivo para a saúde. Temos a saúde como um dos pontos principais do governo.
Nova leva de médicos cubanos tem dificuldade em falar português
Nova leva de estrangeiros
Desde a segunda-feira (7), cerca de 2.000 médicos cubanos passam pela etapa de treinamento para atuarem em hospitais e postos em todo País. O curso continuará por mais duas semanas, além de aulas sobre saúde básica e sistema de saúde brasileiro, os profissionais vão estudar a língua portuguesa.
O curso tem carga horária de 120 horas e tem ênfase em conhecimentos linguísticos, de comunicação, doenças prevalentes no Brasil e também aspectos éticos e legais da prática médica.
Mais Médicos: governo gasta R$ 3,7 milhões com profissionais parados