Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos usam coração de vaca para reconstruir fígado de britânica

Em 10 horas, equipe médica retirou tumor e reconstruiu vaso sanguíneo com material bovino

Saúde|Do R7

Cerca de 150 pacientes foram tratados em todo o mundo com esse procedimento, diz especialista
Cerca de 150 pacientes foram tratados em todo o mundo com esse procedimento, diz especialista Cerca de 150 pacientes foram tratados em todo o mundo com esse procedimento, diz especialista

Michelle Morgan-Grainger, de 42 anos, tornou-se uma das primeiras britânicas a se beneficiar de uma cirurgia pioneira que utiliza tecido do coração de uma vaca para reconstruir o fígado.

A mulher, que mora em Liverpool, na Inglaterra, foi diagnosticada com um câncer raro de fígado em outubro de 2010, segundo o site Daily Mail.

Inicialmente os médicos disseram que não havia cura. No entanto, dois meses depois, ela passou por uma cirurgia de 10 horas para remover o tumor em seu fígado e uma grande parte de sua veia cava inferior.

Britânico passa por reconstrução facil com tecido da coxa

Publicidade

Este vaso sanguíneo está posicionado perto da parte de trás do fígado e, sua função, é retornar o sangue a partir da metade inferior do corpo para o coração.

Por ser o principal vaso, os médicos o reconstituíram com um adesivo feito a partir do tecido que reveste o exterior do coração de uma vaca, um material chamado pericárdio bovino.

Publicidade

O cirurgião Hassan Malik, da Universidade Aintree, de Liverpool, disse que o processo longo e complexo, chamado de trisectomia hepática, só é oferecido em alguns lugares do mundo.

— Existem apenas cinco centros na Europa com experiência nesse caso. Até o momento, cerca de 150 pacientes foram tratados em todo o mundo.

Publicidade

Mulher volta a enxergar após implante de 'telescópio' no olho

Células-tronco ajudam a recuperar tecido do coração após infarto

O cirurgião também explica que o material bovino diminui o risco de infecção e formação de coágulos sanguíneos.

— Além disso, os pacientes evitam a necessidade de usar drogas, a longo prazo, para diluir o sangue.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.