Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morte no RS: meninas entre 14 e 18 anos estão mais propensas a desenvolver anorexia

Especialistas alertam que uso indiscriminado da internet pode ser um sinal do distúrbio

Saúde|Andréa Martinelli, do R7

Daiane Dornellas morreu por complicações de anorexia nervosa
Daiane Dornellas morreu por complicações de anorexia nervosa Daiane Dornellas morreu por complicações de anorexia nervosa

Nesta semana, foi divulgada nas redes sociais a morte da jovem Daiane Dornellas, de 21 anos, em decorrência de uma hepatite viral. Segundo as postagens dos amigos, o quadro da gaúcha teria sido agravado por anorexia nervosa.

Pesando 48 kg em 1,65 m de altura, a jovem dizia se alimentar apenas duas vezes ao dia e enaltecia sua magreza por meio das redes sociais, o que fez dela uma “webcelebridade”.

Em uma de suas fotos no Instagram, ao mostrar sua barriga, lisa, com os ossos aparentes, ela escreveu: “Saudades gordura”.

Cheia de fãs na internet, anoréxica de 21 anos morre no Rio Grande do Sul

Publicidade

Para o psiquiatra Renato Mancini, do hospital São Luiz, em São Paulo, pessoas que sofrem de anorexia nervosa têm a necessidade de definir-se pela aparência, anulando outros fatores como personalidade, saúde e bem-estar.

— O que define essas pessoas é uma coleção de fotos no Instagram. A percepção de identidade corpórea delas fica muito complicada e quanto mais imagem, quanto mais magra, mais o medo de não ser aceita é aliviado. Isso acontece através de uma busca, como, por exemplo, da chamada “barriga negativa”.

Publicidade

O pensamento comum de quem sofre anorexia é o de que quanto mais peso perder, melhor será. Segundo Mancini, o risco de morte é grande e tanto pode acontecer pela desnutrição como por complicações clínicas, a exemplo do caso de Daiane.

— O paciente que sofre de anorexia começa a ficar debilitado e a chance de morte é grande quando o peso está muito mais abaixo do que o normal. Ficam com a saúde tão frágil quanto a de um idoso. O corpo fragilizado não funciona direito e está suscetível a muitas doenças.

Publicidade

Identifique os sintomas

A anorexia é um distúrbio alimentar que se caracteriza como um emagrecimento exagerado, causado pela desnutrição e distorção da própria imagem corporal, conforme explica o endocrinologista João César de Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— O paciente se acha acima do peso, quando, na realidade, está abaixo. O importante para identificar a doença é tentar intervir o quanto antes. Assim que o emagrecimento excessivo for percebido, procure ajuda.

O tratamento de distúrbios alimentares como a anorexia é multidisciplinar. Psiquiatras, nutricionistas, endocrinologistas e terapeutas dão o suporte adequado para diminuir os quadros associados à doença: depressão, distorção da imagem e desnutrição.

— A família deve participar. É uma doença crônica, atinge a todos. Não é fácil tratar.

Mas como identificar? Comum em mulheres, o médico explica que, atitudes como esconder o emagrecimento, tomar laxantes e induzir o vômito após a refeição são alguns sintomas da doença.

— É uma escolha da paciente. Ela esconde que está emagrecendo, coloca duas calças, duas blusas. Come na rua, não janta com os pais, recusa convites para comer fora, e quando sai, ingere muita bebida alcoólica e tem um quadro depressivo paralelo a todos esses sintomas.

Casos chocantes: anorexia transforma vida de adolescentes em pesadelo

O endocrinologista da Unifesp acrescenta que também é preciso ficar atento ao uso indiscriminado da internet por adolescentes entre 14 e 18 anos, faixa etária em que a doença é mais prevalente. Segundo ele, de cada 10 casos, 9 são de meninas e 1 de menino.

— Existem sites que fazem apologia à anorexia. Já internei uma menina de 12 anos, com anorexia, obcecada por emagrecer desde os nove anos e que aprendeu a maioria dos comportamentos que a levou à doença pela internet. É preciso cuidado e atenção.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.