Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mortes por câncer caem em nove países das Américas, incluindo o Brasil

Mortes pela doença se reduziram na Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos e México

Saúde|

Em geral, o câncer de próstata é a modalidade que mais mata homens, e o câncer de mama, o que mais atinge as mulheres
Em geral, o câncer de próstata é a modalidade que mais mata homens, e o câncer de mama, o que mais atinge as mulheres Em geral, o câncer de próstata é a modalidade que mais mata homens, e o câncer de mama, o que mais atinge as mulheres (Gulcan yasemin Sumer/Getty Images/Hemera)

A mortalidade por todos os tipos de câncer está caindo em nove países das Américas, incluindo Brasil, Estados Unidos e Venezuela — informou a OPS (Organização Pan-Americana da Saúde) nesta terça-feira (5).

As mortes pela doença se reduziram no Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Nicarágua, Paraguai e Venezuela — destacou a OPS, em um comunicado sobre o relatório "Câncer nas Américas: perfis de país 2013".

Ainda assim, o câncer se mantém como a segunda causa de morte no continente — atrás das doenças cardiovasculares — com 1,3 milhão de óbitos ao ano, acrescentou a OPS, escritório regional da OMS (Organização Mundial de Saúde), com sede em Washington.

Hepatite, álcool e anabolizantes são fatores de risco para câncer como de Maria Melilo

Publicidade

Novembro Azul: machismo e vergonha atrasam diagnóstico precoce do câncer de próstata

Apresentado esta semana no V Congresso Internacional de Controle de Câncer em Lima, com base em dados fornecidos à OPS por seus países-membros, o relatório descreve um panorama heterogêneo.

Publicidade

Metade das mortes por câncer na região acontece em países da América Latina e do Caribe. Entre esses países, estão as taxas mais altas (Trinidad y Tobago, Cuba e Argentina), mas também as mais baixas (México, Nicarágua e El Salvador).

Em geral, o câncer de próstata é a modalidade que mais mata homens, e o câncer de mama, o que mais atinge as mulheres. Na América Central e na região andina, porém, o câncer de estômago é o que mais afeta ambos os sexos. Já nos EUA e no Canadá, a principal causa de morte por câncer é o de pulmão.

Publicidade

Devido às taxas elevadas de câncer de próstata e de pulmão, a doença costuma matar mais os homens, à exceção de El Salvador e Nicarágua, onde são numerosos os casos de câncer de colo uterino e de estômago nas mulheres — segundo a OPS.

Calendário divertido com homens pelados alerta para prevenção do câncer de testículo

A assessora em Prevenção e Controle de Câncer da OPS/OMS, Silvana Luciani, citada no documento, disse que "o alto número de mortes por câncer de mama e colo de útero na América Latina e no Caribe é muito preocupante, sobretudo, porque o câncer cérvico-uterino é amplamente passível de prevenção, e o câncer de mama pode ser detectado no estágio inicial e ser tratado de maneira bem-sucedida.

O informe da OPS revela ainda deficiências na atenção pública da doença, à exceção de Canadá e EUA.

Menos de um terço dos países cumpre os padrões internacionais mínimos de equipamentos de radioterapia e, na grande maioria, o acesso aos medicamentos, revelou o estudo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.