Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mulheres podem fazer mamografia grátis sem pedido médico a partir de 17 de fevereiro

Governo de SP lança programa Mulheres de Peito nesta quarta-feira (5)

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

Iniciativa oferece mamografia gratuita e sem pedido médico no mês de aniversário de mulheres paulistas
Iniciativa oferece mamografia gratuita e sem pedido médico no mês de aniversário de mulheres paulistas Iniciativa oferece mamografia gratuita e sem pedido médico no mês de aniversário de mulheres paulistas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado de Saúde, David Uip, lançaram nesta quarta-feira (5) o programa Mulheres de Peito no Icesp (Instituto do Câncer no Estado de São Paulo), em comemoração ao Dia Nacional da Mamografia.

A iniciativa oferece mamografia gratuita e sem pedido médico no mês de aniversário de mulheres paulistas entre 50 e 69 anos. Segundo o governador, a medida começa a valer a partir do dia 17 de fevereiro. Uip explica que o objetivo é ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama.

— Os exames serão feitos sem burocracia. Queremos oferecer acesso imediato e desburocratizado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres no País.

Neste ano serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. A partir da segunda quinzena deste mês, as aniversariantes de janeiro e fevereiro poderão ligar e agendar o exame. No ano que vem será a vez das mulheres que nasceram em anos ímpares. Alckmin avisa que esta é a recomendação das entidades médicas.

Publicidade

Depois dos 50, mamografia será sem marcação

— A recomendação é que o exame seja repetido a cada dois anos, por isso optamos por esta estratégia. Isso não quer dizer que com receita médica a mulher não possa fazer com uma frequência maior.

Publicidade

Estado de SP deverá registrar mais casos de câncer em 2014, segundo Inca

As mulheres que nasceram em anos ímpares, mas estão há dois aos sem fazer mamografias podem agendar o exame também em 2014. Caso seja detectada alguma alteração ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Publicidade

Hospital oferece mamografia gratuita em SP neste sábado

Uip e Alckmin também anteciparam que ainda este ano será lançado o programa Filho que Ama Leva o Pai ao AME focado no público masculino. Neste caso, o checkup será realizado aos sábados e domingos.

— A intenção é prevenir doenças na população mais rebelde, que são os homens.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.