Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nem sempre as mulheres podem culpar a TPM, indica estudo

Fatores como estresse, raiva e tristeza podem desencadear a irritabilidade

Saúde|Do R7

Irritabilidade é comum nos períodos que antecedem a menstruação
Irritabilidade é comum nos períodos que antecedem a menstruação Irritabilidade é comum nos períodos que antecedem a menstruação

Pesquisadores canadenses sugerem que a TPM (tensão pré-menstrual) pode não ser a causa do mau humor das mulheres em determinados momentos do mês.

Em estudo, os pesquisadores da Universidade de Toronto concluíram que sintomas da TPM, como a irritabilidade, muitas vezes, são “acusados” injustamente de causar mau humor na mulher.

No entanto, há outros fatores que podem influenciar, como o estresse, a tristeza ou a raiva momentânea, que são desencadeadas por alguma situação difícil.

Chocolate tem efeito semelhante ao ópio no cérebro

Publicidade

A pesquisadora Sarah Romanos e sua equipe avaliaram mais de 40 estudos relacionados à TPM. Entre as pesquisas, 30% não mostraram nenhuma associação entre o humor e o ciclo menstrual; 42% encontraram uma ligação do mau humor na fase pré-menstrual combinado com o início do ciclo; e, por fim, apenas 13% fizeram uma relação direta do humor com a TPM.

Isso sugere que as flutuações hormonais durante o ciclo menstrual não são necessariamente culpados. O mau humor, no entanto, tem sido associado à TPM desde 1930, na literatura médica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.