Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chocolate tem efeito semelhante ao ópio no cérebro

Estudo da Universidade de Michigan encontra semelhanças entre dependentes de drogas e obesos

Saúde|Do R7

Chocolate estimula área do cérebro que libera endorfina com propriedades similares ao ópio
Chocolate estimula área do cérebro que libera endorfina com propriedades similares ao ópio Chocolate estimula área do cérebro que libera endorfina com propriedades similares ao ópio

Inimigo da balança e amigo das mulheres nos dias de TPM (tensão pré-menstrual), o chocolate tem um efeito no cérebro similar ao ópio, de acordo com um estudo que traça comparações entre obesos e viciados em drogas.

Segundo o estudo publicado na revista científica "Current Biology", citado pelo jornal Daily Mail, quando os ratos começaram a comer M&Ms foi observada a liberação de uma substância química natural do cérebro chamada encefalina – uma endorfina com propriedades similares ao ópio.

Quando uma droga era usada para estimular o estriado dorsal, área do cérebro que libera a substância, o número de M&Ms ingeridos dobrava.

Segundo a Dra. Alexandra DiFeliceantonio, pesquisadora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, as descobertas mostraram comparações entre dependentes de drogas e obesos:

Publicidade

— A mesma área do cérebro aqui é ativada quando pessoas obesas veem comida e quando viciados veem drogas.

No cérebro, a encefalina se une a “receptores” moleculares sensíveis a substâncias químicas opiáceas para reduzir a dor e produzir sensações de prazer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.