Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo

Duas latas da bebida por dia aceleram o envelhecimento das células do corpo em 4,6 anos

Saúde|Do R7

Segundo pesquisa, refrigerante pode ser tão prejudicial às células do corpo quanto o cigarro
Segundo pesquisa, refrigerante pode ser tão prejudicial às células do corpo quanto o cigarro Segundo pesquisa, refrigerante pode ser tão prejudicial às células do corpo quanto o cigarro

Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar. Segundo os pesquisadores, além de engordar, essas bebidas aceleram a velocidade com que as células envelhecem.

A pesquisa mostrou que pessoas que bebiam o equivalente a duas latas por dia de refrigerante à base de cola tiveram mudanças no DNA das células fazendo com que elas apresentassem um envelhecimento extra de 4,6 anos.

Segundo Elissa Epel, professora da Universidade da Califórnia, em San Francisco, foram analisadas milhares de amostras de DNA para descobrir que as pessoas que tomavam refrigerantes regularmente tinham telômeros mais curtos. Os telômeros são estruturas minúsculas que protegem o DNA contra danos e são um indicador de saúde

― À medida que envelhecemos, nossos telômeros ficam mais curtos, levando o DNA a se danificar, aumentando as chances de doenças relacionadas à idade, como Alzheimer, diabetes e doenças cardíacas.

Publicidade

Refrigerante em excesso é tão prejudicial aos dentes quanto crack e cocaína, afirma estudo

No estudo, os cientistas mediram os telômeros nas células brancas do sangue de 5.309 participantes com idade entre 20 e 65 anos, sem história de diabetes ou doença cardíaca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.