Logo R7.com
RecordPlus

SP pode instalar tendas e usar Exército de novo em 2016

Quase 100 mil casos da doença foram confirmados até a 1ª semana de setembro deste ano

Saúde|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Equipes especializadas estão visitando locais com alto potencial de propagação da doença
Equipes especializadas estão visitando locais com alto potencial de propagação da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo diz que, desde setembro, técnicos se reúnem a cada 15 dias para discutir ações de combate à dengue. Segundo a secretaria, a instalação de tendas para atendimento de pacientes com a doença não está descartada.

Outra ação que aconteceu neste ano e também pode fazer parte das medidas do próximo verão é a participação do Exército.


A pasta prevê ainda a realização de campanhas educativas em escolas e centros culturais e esportivos. "Também serão feitas reuniões nas comunidades."

Na capital, o número de casos da doença mais que triplicou neste ano em relação ao ano passado: foram 99 mil casos confirmados até a primeira semana de setembro, ante 29 mil em todo o ano de 2014. Houve 22 mortes — em todo o ano de 2014, foram 90.


A pasta diz que está finalizando o Plano Municipal de Combate ao Aedes aegypti 2016, mas não informou a data de divulgação das ações contidas nele. 

"A secretaria prevê, se necessário, implementação de tendas, como já feito neste ano, além de nova capacitação com as unidades públicas e privadas sobre o protocolo de atendimento e identificação dos casos suspeitos da doença para reduzir o agravamento e os óbitos", disse em nota oficial.


Crise faz cidades reduzirem combate à dengue, mesmo com risco de novo surto

Casos no inverno indicam surto de dengue em 2016


Neste ano, foram instaladas nove tendas na cidade nas zonas norte, sul, leste e oeste. A região norte, que concentrou o maior número de casos, recebeu três estruturas.

Equipes estão visitando locais considerados propícios para a proliferação das larvas do mosquito, como borracharias, cemitérios, estações rodoviárias, transportadoras e oficinas de funilaria. A pasta informou ainda que conta com 7.000 agentes comunitários de saúde e 2.500 agentes de zoonoses para a realização do serviço ao longo do ano.

Lei

Neste mês, o prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou lei que permite a agentes sanitários entrarem à força em imóveis particulares para a realização de ações de combate à dengue e à chikungunya. A medida vale para registros de recusa ou ausência de moradores. 

Comissão técnica aprova uso de vacina contra a dengue desenvolvida por empresa francesa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.