Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SUS dará vacina de R$ 1.000 contra HPV a meninas de 10 e 11 anos 

Anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (1º); postos e escolas oferecerão doses

Saúde|Do R7

Adolescentes serão vacinadas com autorização dos pais
Adolescentes serão vacinadas com autorização dos pais Adolescentes serão vacinadas com autorização dos pais (Ryan McVay/Getty Images)

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (1º) que meninas entre 10 e 11 anos de idade poderão receber gratuitamente a vacina quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano) pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Atualmente, as três doses são vendidas na rede privada por cerca de R$ 1.000.

O HPV é um vírus sexualmente transmissível e o principal causador do câncer de colo do útero e, em menor medida, de garganta.

De acordo com secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a vacinação acontecerá nos postos de saúde e nas escolas públicas. Segundo Barbosa, o câncer de colo de útero é causa de 6.600 internações por ano no País.

— A intenção é proteger as meninas para o futuro. Fazendo isso [vacinar nesta faixa etária] protegeremos também as meninas de 12 a 16 anos de idade. Os pais e responsáveis precisam autorizar a vacinação.

Publicidade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a faixa etária entre 10 e 11 anos foi escolhida, pois a vacina tem "melhor efeito antes de se iniciar a atividade sexual". 

Vacina contra o HPV também previne câncer de ânus

Publicidade

Quase 80% das mulheres não relacionam HPV com câncer de colo de útero

A vacina estará disponível no início do ano letivo de 2014 e serão aplicadas 12 milhões de doses. A intenção do Governo Federal é vacinar 80% público-alvo.

Publicidade

— A estimativa é que 685 mil são infectadas pelo HPV a cada ano no Brasil. Ela infecta mesmo quem não tenha tido relação sexual. O namoro pode transmitir o HPV. O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer mais frequente e a quarta causa de morte no Brasil.

Custo e produção

De acordo com o secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Gadelha, 98% das vacinas oferecidas serão produzidas no Brasil pelo PNI (Programa Nacional de Imunização).

— A economia estimada na compra da vacina durante o período de transferência de tecnologia é de 154 milhões.

Campanha

Para reforçar a importância da vacinação, Padilha afirmou que irá fazer uma grande campanha de conscientização em todo o País no inicio do próximo ano.

— Queremos envolver também as escolas particulares, não só as públicas.

HPV

Segundo o Instituto Pasteur, centro francês de pesquisas sobre saúde, existem mais de 150 tipos de papilomavírus, dos quais cerca de 20 podem estar na origem "de anomalias celulares, lesões pré-cancerosas e cânceres", principalmente do colo do útero. Nos outros casos, trata-se de um vírus benigno que, geralmente, desaparece sozinho. Pode provocar verrugas (ou condilomas) nos órgãos genitais masculinos e femininos.

Nos últimos anos, vacinas destinadas a meninas, de 10 a 25 anos, foram lançadas no mercado. A prevenção se baseia também na detecção das lesões pré-cancerosas por meio da realização regular do exame papanicolau, que se tornou popular e causou uma redução da mortalidade vinculada ao câncer.

Leia mais notícias de Saúde

O oncologista Luiz Paulo Kowalski, diretor do núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C. Camargo, lembra que o vírus também pode ser transmitido por sexo oral. Dessa forma, a vacina será eficaz na prevenção dos cânceres de boca e garganta.

— Já temos provas suficientes de que a vacina funciona e que é mais barato prevenir do que tratar. Além disso, a doença pode afastar o indivíduo do trabalho, desencadear sequelas que também vão precisar de tratamento e, dependendo do caso, ele não consegue mais exercer suas atividades, gerando um ônus enorme para a sociedade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.