Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uso incorreto das lentes de contato pode provocar cegueira

Oftalmologista dá dicas de como conservar e manusear o material

Saúde|Do R7

Mal uso das lentes de contato pode provocar úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e até mesmo cegueira
Mal uso das lentes de contato pode provocar úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e até mesmo cegueira Mal uso das lentes de contato pode provocar úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e até mesmo cegueira

As lentes de contatos ganham cada vez mais adeptos. Além de corrigir os problemas da visão, elas proporcionam praticidade, qualidade de vida e ajudam na estética do rosto. No entanto, de acordo com a oftalmologista Kátia Mello, o uso indiscriminado do material, a falta de manutenção e o manuseio inadequado podem causar graves problemas oculares, que vão desde uma simples irritação até a cegueira.

Kátia afirma que antes de começar a usar as lentes de contato, seja para fins estéticos ou para corrigir problemas na visão, a pessoa deve procurar um oftalmologista, que fará avaliações e indicará o tipo de lente mais adequado para o paciente, além de fornecer as orientações necessárias.

― Nem todos estão aptos a usar as lentes de contato. Pessoas com doenças na córnea, inflamações ou irritações geralmente não são indicadas a usar esse material.

Segundo a especialista, a troca dos óculos pelas lentes de contato deve ser feita com o acompanhamento de um especialista, já que as especificações dos produtos são diferentes.

Publicidade

― É importante alertar que a receita de óculos não é a mesma para lentes de contato. A indicação das lentes requer consultas e exames específicos para este fim.

Dormir com as lentes de contato pode causar infecções nas córneas 

Publicidade

Para não sofrer com problemas decorrentes do mal uso das lentes de contato, a especialista dá dicas de como utilizar e realizar a manutenção do produto. Veja:

― Não use soro fisiológico, nem água boricada, para limpar as lentes. Estas substâncias não limpam, nem retiram os depósitos de gordura das lentes, podendo, inclusive, contaminá-las ou causa reações tóxicas.

Publicidade

― Para a limpeza, utilize somente a solução multiuso indicada pelo fabricante. As lentes devem ser limpas todos os dias, após o uso.

― Troque seu estojo de lentes, no mínimo, a cada três meses, e o limpe semanalmente;

― Ao fazer uso de maquiagem, coloque as lentes primeiro;

― Nunca use as lentes de contato além do período recomendado pelo seu médico;

― Ao sentir irritação, dor ou qualquer outro sintoma ocular durante o período de utilização das lentes, procure imediatamente o seu oftalmologista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.