Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alemães tiveram “arma secreta” tecnológica para vencer a Copa do Mundo

Além do futebol, europeus usaram big data na conquista do tetracampeonato

Tecnologia e Ciência|Do R7

Alemães usaram tecnologia para chegar ao título mundial de futebol
Alemães usaram tecnologia para chegar ao título mundial de futebol Alemães usaram tecnologia para chegar ao título mundial de futebol

O futebol apresentado pela seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2014 conseguiu massacrar os sonhos dos brasileiros em poucos minutos. Além do talento dos atletas germânicos, a seleção usou uma arma fora das quatro linhas para levar o caneco: a análise e captura de enormes quantidades de dados em tempo real, também chamada de Big Data.

O que pode ser algo já comum entre os fãs de tecnologia e gestão, causou um belo estrago frente à seleção brasileira. Os alemães conseguiram medir o desempenho de seus próprios jogadores e desempenho dos rivais a cada jogo.

Fabricante de suco brasileira lança pulseira fitness

Na final do torneio, a tecnologia alemã também provocou lágrimas nos argentinos. O jornal do país sul-americano Clarín informa que a ferramenta usada pelo técnico Joachim Low durante a Copa do Mundo é chamada de Insights e foi desenvolvida pela companhia de software alemã SAP – dona do famoso programa de gerenciamento homônimo. A seleção alemã era a única a usar esse tipo de tecnologia no torneio que aconteceu no Brasil.

Publicidade

De acordo com a publicação argentina, a ferramenta foi usada apenas em treinos, pois a Fifa proíbe o seu uso durante os jogos. Entrevistado pela Clarín, o diretor comercial da SAP Argentina, Leonel Turek afirma que os jogadores alemães usavam sensores nos pés e no peito.

Veja o que acontece quando você brinca com fogo no espaço

Publicidade

O executivo revela que também havia sensores nas bolas e câmeras que registravam cada momento das partidas. Todas as informações eram passadas para os treinadores em seus celulares e tablets para estudo.

— Com esta informação, o treinador alemão pode analisar, por exemplo, as estatísticas sobre o tempo médio de posse de bola pela equipe. E reduziu de 3,4 segundos para cerca de 1,1 segundo. Como todos nós vimos depois, a velocidade dos passes foi a força da Alemanha e o Brasil sofreu especialmente.

O diretor da SAP Argentina ainda informa que com apenas dez jogadores treinando com três bolas por dez minutos é possível capturar 7 milhões de dados em tempo real. Em uma partida de 90 minuto, o número de registros pode chegar a 60 milhões.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.