Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atleta usa exoesqueleto para correr maratona e bate recorde mundial

Norte-americano com paralisia da cintura para baixo percorreu a prova de 42 quilômetros em 33 horas, 50 minutos e 22 segundos

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Adam Gorlitsky correndo a maratona
Adam Gorlitsky correndo a maratona Adam Gorlitsky correndo a maratona

O norte-americano Adam Gorlitsky quebrou o recorde mundial ao terminar a maratona de Charleston, na Carolina do Sul, em 33 horas, 50 minutos e 22 segundos, usando um exoesqueleto, uma espécie de esqueleto robótico.

Gorlitsky usa o equipamento para conseguir andar mesmo após sofrer uma lesão na coluna que o deixou sem os movimentos da cintura para baixo. Essa condição não foi limitante para ele percorrer os 42 quilômetros três horas abaixo da marca anterior, que era de 36 horas e 46 minutos.

O atleta começou a correr a prova na quinta-feira (11) à noite e cruzou a linha de chegada no sábado (12) pela manhã. Mesmo cansado pelo longo período de esforço físico, não foram feitas pausas para dormir pelo caminho.

"Estou tentando quebrar o recorde de Simon Kindleysides há cerca de um ano", disse Gorlitsky à CNN. "E agora que quebrei, tenho um novo nível de respeito por ele e por qualquer pessoa que corra uma maratona usando um exoesqueleto. Não foi nada fácil".

Publicidade

Essa foi a segunda maratona disputada pelo atleta, mas foi a primeira concluída. Em março de 2019, ele desistiu da maratona de Los Angeles após percorrer 28 quilômetros.

A quebra do recorde mundial tem como objetivo conscientizar sobre a prática esportiva de pessoas com deficiência e levantar fundos para esses atletas. 

O próximo desafio será dar 1 milhão de passos utilizando o equipamento por diversas regiões dos EUA.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.