Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça as novidade apresentadas pela Apple durante a WWDC

Empresa divulgou novas funcionalidades para seus dispositivos e a implementação de processadores de tecnologias própria nos Macs

Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*

Apple apresenta as novidades para as novas versões dos sistemas operacionais
Apple apresenta as novidades para as novas versões dos sistemas operacionais Apple apresenta as novidades para as novas versões dos sistemas operacionais

Nesta segunda-feira (22), aconteceu a WWDC, conferência da Apple para de seus desenvolvedores. O evento contou com apresentações dos novos sistemas operacionais para todos os dispositivos da empresa e do novos processadores para MacBooks. 

Este ano a conferência fugiu do convencional devido a covid-19 e foi realizada totalmente online direto do Apple Park, em Cupertino, Califórnia, mas a apresentação ainda ficou com o CEO da empresa, Tim Cook. 

Sistema operacional do iPhone irá organizar apps por categoria
Sistema operacional do iPhone irá organizar apps por categoria Sistema operacional do iPhone irá organizar apps por categoria

IOS 14

O lançamento do iOS 14 foi anunciado e três novidades chamaram a atenção. O App Library foi a primeira principal mudança do sistema. A opção promete organizar os aplicativos de forma automática de acordo com a utilidade de cada um e ainda dar destaque para aqueles usando com mais frequência.

Os Widgets iOS também foram redesenhados no novo iOS. Agora eles têm tamanhos variados e também podem ser integrados a tela inicial. É possível customizá-los e selecionar, por exemplo, para exibir as notícias na tela inicial logo pela manhã ou deixar indicado o número de passos dados durante o dia.

Publicidade

Outra mudança é a mudança picture in picture. Que permite visualizar o vídeo por cima de outros aplicativos, como o Netflix já faz. É possível ainda sair do aplicativo sem pausar o vídeo.

A assistente virtual Siri recebeu um novo design e agora pode realizar tarefas mais avançadas, como enviar mensagens de áudio sem precisar entrar no aplicativo. A companhia também revelou que a Siri tem 20 vezes mais informações que antes.

Publicidade

Mapas

Mapas agora indicara os caminhos para quem tem carro elétrico
Mapas agora indicara os caminhos para quem tem carro elétrico Mapas agora indicara os caminhos para quem tem carro elétrico

O Mapas também foi redesenhados e agora tem a função do Look Around, que é parecida com o Google Street View. Já o recurso Finding great places funciona como um guia local.

O recurso de mapas da Apple ainda vai ajudar os usuários a reduzirem a emissão de carbono. Será possível, por exemplo, dar preferência a caminhos de bicicleta e transportes públicos e até identificar rotas que tenham pontos de carregamento para carros elétricos

Publicidade

Memojis e App Clip

Os memojis, personagens pessoais que podem ser editados, receberam mais opções, como ajustar a idade, a cor da pele e escolher entre mais de 20 opções de cabelo. 

Memojis têm novos recursos para personalização
Memojis têm novos recursos para personalização Memojis têm novos recursos para personalização

Outra mudança interessante é a o App Clip, função que permite usar partes de aplicativos sem a necessidade de cadastros longos ou de fazer um download. O recurso pode ser aplicado em loja e restaurantes ou até para desbloquear um patinete compartilhado. A promessa é que será mais fácil de encontrar o aplicativo que você precisa na hora que precisa. O pagamento já será associado ao Apple Pay, assim não é necessário cadastrar uma nova forma de pagamento.

iPad OS

O iPad também foi atualizado para a versão 14 e o foco foi a otimização de aplicativos para o tamanho da tela do iPhone. Isso afetou diversos aplicativos nativos, como ligações, fotos e o mecanismo de buscas.

Aqui os Widgets também estão presentes maior e com mais informação. Uma das mudanças são as barras laterais com mais informações disponíveis e melhor navegação. No geral, o iPad ficou com uma “cara” de um MacBook com opções de acessibilidade de um iPhone.

Mac OS

Umas das principais mudanças do ecossistema foi o design. O foco foi a elegância e a clareza. Os comados de controle e os Widgetsque, por exemplo, foram colocados juntos deixando o processo de ajustes do sistema mais rápido. As mesma funçoes do iPhone, como os mapas e os widgets, estarão no sistema operacional dos computadores da Apple com a versão 14.

Fones de ouvido

Earpods ganham função para simular som de cinema
Earpods ganham função para simular som de cinema Earpods ganham função para simular som de cinema

Os fones sem fio da Apple receberam uma atualização empolgante para quem gosta de áudio. A função “Spatial Audio" tem como objetivo replicar a sensação de um cinema no fone para criar um áudio mais imersivo.

A atualização também conta com a sincronização automática do fone nos diversos dispositivos Apple, assim não é necessário conectar manualmente do iPhone para o iPad, por exemplo.

Novo processadores

Depois de 16 anos utilizando processadores Intel em seus computadores, a Apple confirmou a produção própria. Os processadores ARM, tecnologia da Apple, já são utilizado nos iPhones e iPads e passará a integrar os novos modelos de MacBook e iMac.

A empresa alega que isso aumentará a compatibilidade entre o hardware e o software dos dispositivos. A promessa é que isso aumentará a velocidade e eficiência dos dispositivos. 

Apple usará processadores próprios em seus computadores
Apple usará processadores próprios em seus computadores Apple usará processadores próprios em seus computadores

Para ajudar nessa transição, a Apple criou um sistema que "traduz" os aplicativos dos modelos antigos de computador para os novos. A empresa pretende entregar os primeiros computadores com a nova tecnologia até o final do ano.

Veja também: 

O que fazer nos acidentes com o computador durante o home office

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.