Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Google violou lei antimonopólio na Rússia, dizem autoridades

Empresa terá que pagar multa por não ter normas claras para criar, suspender, bloquear contas e administrar conteúdos

Tecnologia e Ciência|

Rússia aplicará multa ao Google por práticas antimonopólio
Rússia aplicará multa ao Google por práticas antimonopólio Rússia aplicará multa ao Google por práticas antimonopólio

O serviço antimonopólio russo (FAS) determinou nesta quinta-feira (10) que o gigante americano Google, sob crescente pressão por parte de Moscou, infringiu a lei ao bloquear e eliminar de forma "opaca" contas em seu serviço de vídeos YouTube.

O serviço antimonopólio russo informou em sua conta do Telegram ter considerado que "as normas para criar, suspender, bloquear contas e administrar o conteúdo dos usuários no YouTube são opacas, tendenciosas e imprevisíveis".

"Isso gera bloqueios e eliminações repentinas de contas de usuários sem advertência nem justificativa", acrescentou o FAS, ao explicar que essa situação "prejudica os interesses dos usuários e limita a concorrência nos mercados relacionados".

A Google deverá agora pagar uma multa cujo valor ainda não foi estabelecido, segundo a mesma fonte.

Publicidade

Um representante da Google declarou à agência de notícias estatal russa Ria Novosti que a empresa americana esperava o "texto integral da decisão para analisá-la".

A Rússia condenou em dezembro Google e Meta, a empresa matriz do Facebook, a multas recordes por não terem eliminado centenas de conteúdos "proibidos" no país.

Publicidade

Leia também

Nos últimos anos, as autoridades russas reforçaram o controle sobre a internet, o último espaço em que as vozes críticas ao Kremlin podem se expressar ainda com relativa liberdade, e têm deixado os gigantes digitais sob uma crescente pressão.

Além de tomarem procedimentos judiciais e aplicarem multas, as autoridades ameaçaram prender funcionários da Apple e da Google na Rússia se eles não cooperarem, segundo fontes desses grupos.

Publicidade

As autoridades russas podem também deixar os serviços lentos ou bloqueá-los.

pop/rco/lch/mis/mb/aa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.