Imagens de Saturno indicam que o planeta deve ganhar uma nova Lua

Novo astro já foi carinhosamente apelidado pelos cientistas de "Peggy"

Tecnologia e Ciência|Do R7

A "pequena" mancha brilhante na borda inferior do anel, que poderá originar o novo satélite de Saturno, tem seu comprimento estimado em cerca de 1.200 quilômetros A "pequena" mancha brilhante na borda inferior do anel, que poderá originar o novo satélite de Saturno, tem seu comprimento estimado em cerca de 1.200 quilômetros

Novas imagens da sonda espacial Cassini- Huygens, da Nasa (Agência Espacial Americana), sugerem que Saturno pode estar no meio de um processo de formação de uma Lua nova, que já foi carinhosamente chamada pelos cientistas de "Peggy". As informações são do site britânico The Independent.

O minúsculo satélite gelado não foi visto diretamente, mas uma protuberância em uma das camadas mais externas dos anéis de Saturno indica que o recém-chegado satélite poderá em breve se juntar a impressionante família de 62 luas do planeta.

Facebook pode lançar sua própria moeda

Segundo o astrônomo Carl Murray, este evento não é nada comum. Murray é o principal autor do estudo que constatou o surgimento da nova lua.

Os anéis de Saturno são compostos quase inteiramente de gelo com uma pequena quantidade de material rochoso.

Aplicativo te ajuda a parar de fumar estabelecendo metas

Estudantes suecos hackeiam computadores da escola para alterar notas

Os anéis não são sólidos, mas são feitos de inúmeros fragmentos individuais com tamanhos de partículas variados, tão pequenos quanto um grão de areia ou grandes como um paralelepípedo.

Acredita-se que os anéis funcionam como um “berçário galáctico” para muitas luas do planeta, que reúnem seu material gradualmente em órbita, até que ganham força suficiente para se separar.

— Este estudo sustenta a teoria de que Saturno há muito tempo tinha um sistema de anéis muito mais maciço, que era capaz de dar à luz a luas maiores.

A maior das luas de Saturno é a Titan, com um diâmetro de mais de 8.000 quilômetros, e uma massa que é quase o dobro da lua terrestre.