Óculos e lentes de contato inteligentes dão visão acima da capacidade humana
Tecnologia foi apresentada ao público da CES 2014 nesta quinta-feira (9)
Tecnologia e Ciência|Do R7
Foi-se o tempo em que as lentes de contato corrigiam o mau funcionamento da visão. Literalmente de olho nos avanços da tecnologia, empresas do setor de óculos e lentes de contato estão criando produtos que não só corrigem, mas potencializam a vista do homem.
Durante a feira de tecnologia CES 2014, em Las Vegas, que ocorre desde terça-feira (7) e vai até sexta-feira (10), por exemplo, a iOptik apresentou suas lentes capazes de melhorar o foco do olho humano. Com elas, uma pessoa é capaz de enxergar as impressões digitais quando coloca o dedo a uma curta distância dos olhos.
Conceito de "computador lego" da Razer pode revolucionar vida dos gamers
Segundo a empresa, a qualidade e capacidade da visão vai além do comum quando lentes e óculos são usados juntos.
Isso porque a tecnologia dos óculos conta com painéis planos e microprojetores que exibem aplicativos e telas de visualização nos óculos, como um Google Glass. Os óculos se ajustam às condições das lentes de contato.
Durante a CES nesta quinta-feira (9), um porta-voz da iOptik falou sobre os desafios as empresas do ramo.
— Muitas empresas estão tentando fazer isso com hardwares no momento, e há limitações: há um campo de visão pequeno. O Google Glass equivale a seu smartphone perto de você. O sistema da iOptik é seis vezes a resolução dele e 20 vezes a área (campo de visão). É como olhar para a projeção de uma televisão gigante, e você pode ver muito mais.
A visão inteligente, como a do Google Glass, pareceria muito mais um óculos de mergulho se a tecnologia funcionasse dentro do dispositivo (como a lente de contato), segundo o porta-voz durante a apresentação. Segundo ele, ao ajustar o iOptik, o usuário tem a impressão de que está usando óculos normais.
— Esperamos que esta tecnologia possa substituir seu smartphone futuramente.