Tecnologia israelense é nova etapa da criação de carro autônomo
Sistema de sensores que faz automóvel comum ficar 'inteligente' foi apresentado em feira que reúne startups israelenses e empreendedores
Tecnologia e Ciência|Eugenio Goussinsky, do R7*
Uma tecnologia que é um passo para a produção do veículo autônomo, sem motorista, já está sendo comercializada em Israel e foi apresentada para as equipes de empreendedores e jornalistas que participaram da Start Jerusalem 2018, evento dedicado à inovação na área tecnológica encerrado nesta quinta-feira (15).
Trata-se de um sistema para evitar acidentes automobilísticos, elaborado por uma empresa que faz parte da Intel.
Leia também
Instalada nos carros convencionais, a tecnologia permite que o carro “responda” a situações de trânsito de forma autônoma, ajudando o motorista a controlar o automóvel e, assim, evitar acidentes.
Para o jornalista da Suíça, Marc Kowalsky, especialista em desenvolvimento tecnológico, esse tipo de tecnologia é revolucionária e um embrião do veículo autônomo.
"O carro já tem certa autonomia e pode acompanhar curvas com sensores. Já é um carro inteligente e um prenúncio de uma revolução nos costumes e hábitos de nossa sociedade, que terá mais autonomia e independência", afirma Kowalsky.
O dispositivo atualmente em uso em Israel funciona em carros movidos a combustíveis convencionais. Acredita-se que, no futuro, estes automóveis que andam sozinhos sejam movidos a energia elétrica.
Em 2035, estima-se que serão 10 milhões de carros autônomos rodando pelo mundo.
Outras novidades da feira
País que tem o maior número de startups por habitante no mundo, Israel recebeu jovens empreendedores da área de tecnologia no evento internacional Start Jerusalém.
Selecionados em vários países, os empreendedores conheceram os métodos utilizados na Universidade de Jerusalém e por empresas de Israel.
Veja algumas das inovações israelenses apresentadas durante o Start Jerusalém em quatro áreas:
Automobilística
A Mobileye, uma companhia da Intel em Israel, produz sensores que fazem parte do ADAS (Advanced Driver-assistance Systems) e auxiliam o condutor tanto de forma ativa, freando o veículo se necessário, quanto passiva, em forma de aviso sobre situações de perigo.
Ficam acoplados em várias partes externas e internas do carro, com visores que transmitem as informações, inclusive da localização, com dados sendo enviados para uma nuvem.
A empresa afirma que o produto reduz em 90% a chance de morte em acidentes, inclusive detectando movimentos complexos no trânsito, para movimentação de ambulâncias e carros de polícia.
Leitura e visão
Um dispositivo acoplado em óculos utiliza sensores para ajudar na visão e facilitar a leitura. Basta, por exemplo, tocar com o dedo em um texto que as palavras imediatamente são transmitidas pelo equipamento (da Orcam), ligado ao ouvido do usuário.
Há também possibilidade de reconhecimento de rostos e de identificação de produtos. O produto muitas vezes deve ser direcionado a nichos específicos (deficientes visuais, entre outros).
Cérebro
BrainsWay é um método de tratamento para depressão, transtorno obsessivo-compulsivo ou outros transtornos cerebrais, por meio de energia eletromagnética, produzida em um capacete que é acoplado à cabeça do paciente. As sessões são diárias e a duração depende do tipo de tratamento.
O método foi utilizado em mais de 60 testes clínicos em todo o mundo. É baseado, segundo a empresa, em patentes registradas pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH). Sua utilização deve ser recomendada pelos médicos.
Estímulo e movimento
Sensores auxiliam em tratamentos de doenças neurológicas, funcionando como estímulo para desenvolver pacientes com algum tipo de paralisia ou deficiência motora, entre outros.
Eles têm muita utilidade na área musical, onde os sensores funcionam e possibilitam um computador a seguir os movimentos do paciente, produzindo a respectiva nota.
São utilizados pelo grupo israelense TOM (Tikun Olam Makers), que mantém representantes em mais de dez países e desenvolve soluções tecnológicas para pacientes com necessidades especiais.
* O jornalista está em Israel a convite do Ministério das Relações Exteriores do país.