Agricultores familiares do agreste pernambucano prosperam com parceria pública-privada
Com 60% da economia do município baseada no setor agrícola, produtores conseguem obter melhores lucros com certeza de destino das hortaliças e legumes
Agronegócios|Do R7
Agricultores familiares da cidade de Panelas, no agreste de Pernambuco, estão conseguindo prosperar graças a uma parceira entre a prefeitura e uma empresa privada. Segundo o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), a modalidade agrícola é responsável por abastecer mais de 70% da população do estado com alimentos frescos — apenas em Panelas, 60% da economia depende do setor.
Com a parceria, tudo o que é produzido pelos agricultores tem um destino certo, gerando uma maior chance de renda durante o ano todo e ajudando os produtores a aproveitar a capacidade de suas propriedades de forma eficiente.

A medida, com uma estrutura mais organiza, também ajuda na valorização dos legumes e hortaliças, que não possuíam a mesma cotação nas negociações entre produtores e atravessadores que negociavam antes da parceria.
Com a estabilidade do projeto — que gera aos agricultores maior produção e lucro — e estabelecimentos recebendo produtos orgânicos de qualidade, a expectativa é que haja um crescimento econômico para os produtores entre 20% e 30% somente em 2025.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!















