‘Não há transição energética sem o agro’, diz vice-presidente da CNA sobre biocombustíveis na aviação
Brasil pretende ampliar a produção de combustíveis renováveis para os setores aéreo e marítimo
Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O Brasil quer ampliar a produção de combustíveis renováveis para os setores aéreo e marítimo, que são considerados estratégicos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O tema foi discutido durante o evento “Agroenergia: Transição Energética Sustentável”, promovido pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) em parceria com a Embrapa Agroenergia.
O encontro debateu o potencial do SAF (combustível sustentável de aviação) e do bunker renovável para o transporte marítimo. Segundo a CNA, o Brasil possui condições de liderar esse mercado devido à disponibilidade de biomassa, à produção agrícola e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas aos biocombustíveis.

Apesar disso, Marcelo Bertoni, vice-presidente da CNA, afirmou que a expansão da produção depende de avanços na regulamentação e de maior segurança jurídica. “Não há transição energética sem o agro. E o Brasil precisa estar nessa transição energética. Principalmente nessa fase de implementação, discutindo, mostrando caminhos e trazendo para nós uma segurança jurídica que hoje ainda não tem”, disse.
A legislação brasileira já prevê uma adoção gradual do SAF na aviação nacional, enquanto espera um aumento da demanda mundial por biocombustíveis no setor marítimo nos próximos anos. Com as regras mais claras e aumento da escala de produção, o país poderá fortalecer a indústria e reduzir a dependência de combustíveis fósseis e importados.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














