Logo R7.com
RecordPlus

Piscicultura inicia 2026 com cenário positivo, retomada de preços e mercado aquecido

Presidente da PeixeBR, Francisco Medeiros aponta preparo industrial e avanço do consumo da tilápia como pilares do bom momento do setor

Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O setor da piscicultura começa 2026 com um cenário positivo, mercado aquecido e preços em alta.
  • A tilápia representa mais de 70% da produção de pescado no Brasil e é o mais consumido no país.
  • A preparação industrial dos últimos anos e a entrada de empresas de aves e suínos fortaleceram o setor.
  • O consumo interno de tilápia cresceu 10,3% ao ano na última década, consolidando seu sucesso no mercado nacional.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O setor da piscicultura iniciou 2026 com um cenário positivo, impulsionado pelo mercado aquecido e pela retomada nos preços pagos ao produtor. Em entrevista ao Record News Rural, Francisco Medeiros, presidente da PeixeBR (Associação Brasileira da Piscicultura), destaca que a estabilização dos valores ao consumidor garante a manutenção da demanda e reforça a predominância da tilápia no mercado nacional.

“Começamos o ano com boa perspectiva para a tilapicultura nacional, para a piscicultura de uma forma geral, mas a gente cita a tilápia porque representa quase 70%, um pouco mais de 70% de tudo que nós cultivamos no Brasil. Segundo o Ministério da Pesca e Agricultura, em pesquisas recentes, o pescado mais consumido no Brasil hoje, independente da origem, se é importado da pesca ou de produção, é a tilápia”, afirma o executivo.


Na última década, setor registrou crescimento de 10,3% ao ano Reprodução/Record News

Medeiros também ressalta que a retomada nos preços pagos ao piscicultor foi amplamente influenciada pela preparação industrial realizada em períodos anteriores.

“A indústria, ela se preparou bastante nos últimos anos para entregar um produto que o consumidor quer, e isso é o mais importante. Outro fator essencial foi a entrada das empresas que produzem aves e suínos no mercado, que têm uma logística, uma distribuição, uma comercialização bastante forte”, diz o presidente.


Leia mais

Ainda sobre a tilápia, o executivo ressalta que o consumo interno da proteína registrou uma alta expressiva ao longo da última década, fator que tem impacto direto em sua consolidação no mercado nacional.

“Nos últimos dez anos, o crescimento foi extremamente significativo. Para você ter uma ideia, nós crescemos na última década 10,3% ao ano. A gente tem falado isso aqui o tempo todo, mas nunca tivemos um histórico de uma proteína animal que tenha tido uma década de crescer dois dígitos. [...] Então, é um sucesso realmente no prato do consumidor brasileiro”, reitera Medeiros.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.