Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Associação promove caminhada para a conscientização sobre a síndrome Cri Du Chat

O evento, realizado pela ABCDC, acontecerá no dia 7 de maio no Parque da Água Branca, na capital paulista

Noticias|Do R7

Síndrome acomete uma em cada 50 mil pessoas no mundo
Síndrome acomete uma em cada 50 mil pessoas no mundo

Acontecerá no próximo domingo (07) uma caminhada organizada em prol da conscientização da população sobre a síndrome Cri Du Chat, que acomete uma a cada 50 mil pessoas no mundo. O evento foi preparado pela A Associação Brasileira da Síndrome Cri Du Chat (ABCDC) e ocorrerá no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

A doença rara é resultante de uma anomalia genética. Também conhecida por "Miado de Gato", a patologia afeta a laringe e altera o som do choro do bebê. Além disso, as crianças que portam esta síndrome podem ser hiperativas e agressivas.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

· Compartilhe esta notícia no Telegram


Chong Ae Kim, médica geneticista, afirmou ao Jornal da Universidade de São Paulo (USP) que os sintomas nas crianças são variados e incluem o formato facial peculiar, olhos separados, orelhas baixas, mandíbulas pequenas e face arredonda.

Segundo ela, essa doença vem de deficiências intelectuais e retardo no desenvolvimento físico: cabeça pequena (microcefalia), baixo peso ao nascer e tonicidade muscular fraca (hipotonia) na infância.


Em 2022, foi lançado no Brasil o primeiro livro sobre a síndrome, “Cri Du Chat – mais amor, realidade e esperança”, editado por Sandra Doria Xavier, médica e pesquisadora do Instituto do Sono e Fernando da Silva Xavier, médico radiologista e pais do adolescente Fefê que possui a síndrome, e Monica Levy Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono.

Veja 7 dicas para melhorar o sono das crianças sem remédio

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.