Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aécio: afastamento do Senado é uma "condenação sem processo"

Supremo decidiu suspender senador das suas atividades parlamentares

Brasil|Diego Junqueira, do R7

Aécio é acusado de corrupção e obstrução
Aécio é acusado de corrupção e obstrução Aécio é acusado de corrupção e obstrução

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou nesta quarta-feira (27) a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender seu mandato no Senado Federal.

Em comunicado enviado à imprensa, o tucano diz que a decisão vale como "uma condenação", mas "sem que processo judicial tenha sido aberto" e sem que o parlamentar tenha tido oportunidade de se defender.

O Supremo julgou na terça-feira (26) o pedido do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para prender o senador por supostamente ter solicitado e recebido propina de R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, da J&F. Aécio é investigado por corrupção passiva e obstrução de investigação.

Em áudio gravado pelo executivo da J&F e entregue à Procuradoria-Geral da República como parte de seu acordo de delação premiada, Joesley e Aécio conversam sobre o pagamento dos recursos (ouça ao final).

Publicidade

Segundo o senador, as gravações "foram feitas de forma planejada a forjar uma situação criminosa".

Veja a nota completa do senador:

Publicidade

"O senador Aécio Neves entende a decisão proferida por três dos cinco ministros da 1ª Turma do STF como uma condenação sem que processo judicial tenha sido aberto. Portanto, sem que sequer ele tenha sido declarado réu e, o mais grave, sem que tenha tido acesso ao direito elementar de fazer sua defesa.

As gravações consideradas como prova pelos três ministros foram feitas de forma planejada a forjar uma situação criminosa. Os novos fatos vindos à tona comprovam a manipulação feita pelos delatores e confirmam que um apartamento da família colocado à venda foi oferecido a Joesley Batista para que o senador custeasse gastos de defesa.

Publicidade

Usando dessa oportunidade, o delator ofereceu um empréstimo privado ao senador, sem envolver dinheiro público ou qualquer contrapartida, não incorrendo, assim, em propina ou outra ilicitude.

O senador Aécio Neves aguarda serenamente que seus advogados tomem, dentro dos marcos legais, as providências necessárias a buscar reverter as medidas tomadas sem amparo na Constituição. E confia que terá restabelecido o mandato que lhe foi conferido por mais de 7 milhões de mineiros.

Assessoria do senador Aécio Neves"

Ouça a conversa entre Aécio e Joesley:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.