Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro volta a falar sobre fraude nas eleições e diz ter provas

Presidente também citou documentos sobre mortes por covid que foram negados pelo TCU e defendeu cloroquina

Brasil|Do R7

Bolsonaro participa de culto ecumênico em Anápolis (GO)
Bolsonaro participa de culto ecumênico em Anápolis (GO) Bolsonaro participa de culto ecumênico em Anápolis (GO)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar nesta quarta-feira (9) que houve fraude nas eleições de 2018, que foi eleito no primeiro turno, mas que o sistema eleitoral o jogou para o segundo turno e que tem provas materiais, mas não disse quais são. A afirmação foi feita durante culto evangélico na cidade de Anápolis (GO).

"Fui eleito no primeiro turno, tenho provas materiais, mas o sistema me jogou para o segundo turno, fraude que existiu sim. Acabei ganhando porque tive muitos votos. Você pega o sistema com muitos problemas, como máquina emprerrada", afirmou Bolsonaro, que estava acompanhando dos ministros da Eduação, Milton Ribeiro, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além do deputado federal Major Vítor Hugo (PSL/GO).

Leia também

Nesta quarta-feira, em audiência na comissão geral da Câmara dos Deputados para debate sobre reforma eleitoral e voto impresso, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu as urnas eletrônicas e afirmou que a ideia de se implantar um modelo híbrido na apuração, a partir das eleições de 2022, trata-se de um "retrocesso".

Bolsonaro nunca apresentou qualquer tipo de evidências sobre suposta fraude, mesmo tendo sido instado por ministros do TSE.

Publicidade

O presidente tem defendido a adoção do voto eletrônico com a impressão de cédula para as eleições de 2022, da qual deverá concorrer à reeleição, a fim de evitar fraudes. Especialistas, entretanto, dizem não ser necessário diante da confiabilidade da do sistema de votação brasileiro, que adota urnas eletrônicas há mais de 20 anos.

Cloroquina

Publicidade

Durante o evento religioso, o presidente deu um "testemunho" sobre sua jornada a presidente, falando do milagre de ter sobrevido à facada em Juiz de Fora, na campanha de 2018. Ele voltou a defender a cloroquinta, que não tem comprovação científica no combate à covid-19. "Eu pergunto: a vacina tem comprovação científica ou está em estado experimental?" Também voltou a citar a origem do vírus. "Eu não tenho provas: esse vírus nasceu de um animal, ou de laboratório?"

Bolsonaro falou do documento sobre mortes de covid que foi desmentido pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e que acabou com o afastamento do auditor responsável nesta quarta-feira.

Publicidade

"Há dois dias, tive acesso a dois acórdãos do TCU, que se baseavam em Medida Provisória minha, que depois foi transformada em lei. Um dos parágrafos dizia o TCU que a metodologia para enviar recurso a estados, levando-se em conta a incidência por covid, poderia suscitar a prática não desejável de um superdimensionamento da quantidade de pessoas infectadas", disse o presidente. 

"Nosso país terá o menor número de mortes por milhão de habitantes por causa da covid. Que milagre é esse, o tratamento precoce", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.