Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Chega a 578 número de localidades afetadas pelo óleo no Nordeste e ES

Em relação à fauna, ao menos 138 animais atingidos pelo óleo foram identificados pelo Ibama, entre eles, 94 tartarugas marinhas e 30 aves 

Brasil|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Fragmentos de óleo são retirados de praia no município da Serra (ES)
Fragmentos de óleo são retirados de praia no município da Serra (ES)

O número de praias, rios, ilhas e mangues atingidos por óleo chegou a 578, segundo balanço divulgado na quinta-feira (14), pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Ao todo, ao menos 114 municípios de todos os nove estados do Nordeste e do Espírito Santo foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru desde 30 de agosto.

Leia também: Grupo dos EUA não vê elo entre navio grego e óleo no Brasil


O balanço também indica que 20 localidades ainda estão com manchas de óleo, outras 333 têm fragmentos da substância e 225 são consideradas "limpas". Os pontos com mais de 10% de contaminação estão exclusivamente em Alagoas (4), na Bahia (12) e no Sergipe (4). Dentre os locais em que óleo foi avistado nas últimas 48 horas, estão a foz do Rio São Francisco e a Praia da Povoação, no Espírito Santo.

Por unidade federativa, as 353 localidades ainda oleadas se distribuem da seguinte forma: Bahia (157), Sergipe (59), Alagoas (52), Pernambuco (25), Rio Grande do Norte (19), Espírito Santo (27), Ceará (5), Maranhão (4), Paraíba (2) e Piauí (3). O balanço do Ibama diverge do divulgado pela Marinha na mesma data, o qual aponta que "os Estados de PB, PA e AP estão com as praias limpas".


Leia mais: Santuário de tartarugas no Espírito Santo é atingido por óleo

Em relação à fauna, ao menos 138 animais oleados foram identificados pelo Ibama. Os dados se referem especialmente a tartarugas marinhas (94) e aves (30). Nas redes sociais, a Fundação Mamíferos Aquáticos chegou a compartilhar imagens da recuperação de uma ave oleada encontrada em Maragogi (AL).


Na Praia do Janga, em Paulista (PE), o Estado chegou a encontrar algumas dezenas de peixes mortos junto a uma grande mancha em outubro. Além disso, o material já foi encontrado em regiões de corais.

Pesquisadores apontam que o petróleo também foi encontrado no organismo de animais diversas, como mariscos e peixes. Eles também ressaltam que o impacto ambiental do óleo pode persistir por décadas.


A primeira mancha de óleo foi oficialmente identificada em 30 de agosto, no município de Conde, na Paraíba. Quatro dias depois, o material foi encontrado no segundo Estado, Pernambuco, na Ilha de Itamaracá. Em 1º de outubro, a Bahia foi o nono e último Estado do Nordeste a receber óleo, com a primeira mancha identificada na Mata de São João. Por fim, fragmentos são encontrados no Espírito Santo desde 7 de novembro.

Ao todo, foram retiradas mais de 4,5 mil toneladas de petróleo e itens contaminadas com o óleo, tais como baldes e equipamentos de proteção.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.