'Constituição deve ser cumprida', diz Raquel Dodge em evento na Câmara
Solenidade no Congresso Nacional celebra os 30 anos da Constituição Federal. Procuradora diz que Ministério Público é "guardião" do documento
Brasil|Giuliana Saringer, do R7
A procuradora-geral da República e chefe do Ministério Público, Raquel Dodge, afirmou nesta terça-feira (6) que não basta “reverenciar a Constituição, é preciso cumpri-la”. Segundo a procuradora, o Ministério Público é o “guardião” do documento e, por isso, toma medidas para a preservação dos valores da vida em sociedade, defende eleições justas e livres e o combate ao crime.
Dodge participa da solenidade em homenagem aos 30 anos da Constituição Brasileira, realizada no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, na manhã desta terça. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, participa do evento, assim como o atual presidente, Michel Temer.
“Muito se avançou desde a Constituição de 1988 e por isso é importante celebrá-la. Para que se mantenha viva, fazendo Justiça e retratando a vida real da população”, afirmou Dodge.
A procuradora também elogiou a iniciativa do Congresso Nacional de organizar o evento em homenagem à Constituição. "O valor desta celebração transcende este momento singular na história brasileira. Lembra ao nosso povo que a Constituição inaugurou o período democrático", disse.
Dodge terminou o discurso desejando que todos sigam juntos “no caminho que conduz a uma sociedade justa, fraterna, pluralista, solidária e sem preconceitos”.
Bolsonaro chega a Brasília e participa de evento no Congresso
A mesa do evento foi formada pelo presidente Michel Temer, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, o ex-presidente José Sarney, o deputado federal e vice-presidente do Congresso, Fábio Ramalho, e o presidente eleito Jair Bolsonaro.
Eunício preside a sessão. Também estão presentes embaixadores de outros países, ministros, militares, senadores e deputados, entre outros.