Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Edital para contratar novos médicos sai amanhã, diz ministro da Saúde

Governo quer contratar 8.500 profissionais para substituir cubanos do programa Mais Médicos, que deixarão o Brasil até o fim do ano 

Brasil|

Occhi: objetivo é minimizar impactos ao atendimento
Occhi: objetivo é minimizar impactos ao atendimento Occhi: objetivo é minimizar impactos ao atendimento

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou para esta terça-feira (20) a publicação de um edital para preencher cerca de 8.500 vagas de médicos cubanos que começaram a deixar o país após a saída de Cuba do programa Mais Médicos. A determinação de publicação do edital foi assinada durante evento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) com o presidente Michel Temer, em Brasília.

A partir das 8h de amanhã, médicos brasileiros ou estrangeiros com inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina) poderão entrar em um sistema e selecionar as vagas de interesse que, conforme Occhi, suprirão a necessidade de municípios em áreas urbanas, rurais e distritos indígenas.

Na semana que vem, um segundo edital será publicado para ampliar a inscrição a médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior.

"Todos os médicos, inclusive os cubanos, poderão optar em permanecer e participar dessa seleção", afirmou o ministro da Saúde.

Publicidade

Mais Médicos: Associação Médica Brasileira cita 'retaliação' cubana

O ministro afirmou que há aproximadamente 17 mil médicos formados no exterior esperando o edital e um "número expressivo" de brasileiros com CRM na mesma expectativa.

Publicidade

Ele citou a discussão de implantação de um novo Revalida para médicos brasileiros formados no exterior. "A determinação do presidente Temer é que tenhamos o menor impacto possível na ausência de qualquer médico cubano que possa a partir da semana passada já ter saído."

O Ministério da Saúde fechará as vagas que já tiverem sido escolhidas e não permitirá que mais profissionais disputem a mesma vaga em um município.

Enquanto o ministro assinava a determinação de publicação do edital, houve aplausos e gritos de "fica, Temer" entre prefeitos presentes no evento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.