Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Exército barra Erundina em visita e gera mal-estar com Subcomissão da Verdade

Capiberibe decidiu recusar o convite para visitar imóvel onde funcionou DOI-Codi

Brasil|Do R7

  • Google News
Erundina não teve autorização para participar da visita
Erundina não teve autorização para participar da visita

O senador João Capiberibe (PSB-AP), presidente da Subcomissão da Verdade, Memória e Justiça do Senado, decidiu nesta terça-feira (17), recusar o convite do Exército para visitar as dependências do 1º Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca (zona norte do Rio).

A ida ao prédio ocorreria na próxima sexta-feira (20). No imóvel funcionou, durante a ditadura militar (1964-1985), o DOI-Codi (Destacamento de Operações e Informações) do 1º Exército.


Capiberibe considerou que os militares impuseram restrições descabidas à visita. A medida mais recente seria a decisão de não autorizar que a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), presidente da Subcomissão da Verdade, Memória e Justiça da Câmara dos Deputados, participasse da visita.

Documentos mostram que personalidades como Hebe e Silvio Santos foram investigadas por ditaduras


Leia mais notícias de Brasil

A ida à unidade militar já havia gerado tensão em 21 de agosto, quando integrantes da Comissão Estadual da Verdade do Rio foram impedidos de entrar no prédio.


Na ocasião, o general Francisco Carlos Modesto, chefe do Comando Militar do Leste, informou à comissão que só o comandante da Força, general Enzo Peri, poderia autorizar a visita.

A comissão pretendia conhecer o prédio para pedir seu tombamento e transformação em centro de memória. Depois desse desentendimento, a negociação para visitar o batalhão foi feita diretamente com o Ministério da Defesa e o Exército.


Segundo Capiberibe, os militares tentaram restringir a visita a ele, ao senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), vice-presidente da mesma Subcomissão, a dois representantes da Comissão Nacional da Verdade e outros dois da Comissão Estadual da Verdade do Rio. Erundina teria sido vetada sob a alegação de não se enquadrar nesse grupo.

Capiberibe pretende enviar um oficio ao ministro da Defesa agradecendo o convite e comunicando o cancelamento da visita. Randolfe também deve desistir.

A reportagem procurou o Ministério da Defesa na noite desta terça-feira (17), mas a pasta não se pronunciou sobre o caso.

Golpe militar no Brasil completa 49 anos. Relembre momentos marcantes

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.