IBGE: Marise Ferreira assume presidência sem verba para o Censo
Ex-presidente pediu demissão após corte de 96% no orçamento do Censo Demográfico, o que será o maior desafio de Ferreira
Brasil|Do R7
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmou nesta sexta-feira (9), que a atual diretora-executiva do órgão, Marise Ferreira, assumirá o cargo de presidente em exercício com a saída de Susana Cordeiro Guerra do instituto.
Presidente do IBGE desde fevereiro de 2019, Susana cumpriu nesta sexta seu último expediente à frente do instituto, conforme antecipou o Broadcast na última quarta-feira (7). Ela pediu demissão em março, no dia seguinte à aprovação no Congresso Nacional do corte de 96% no orçamento do Censo Demográfico previsto para ir a campo este ano.
Segundo o órgão, do ponto de vista legal, Susana permanece presidente até que tenha sua exoneração publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer até segunda-feira (12).
Marise é servidora de carreira do IBGE há 37 anos. Formada em direito, ela estava à frente da Diretoria-Executiva da instituição desde o ano passado. Desde que entrou no órgão, em 1984, Marise já atuou na coleta de pesquisas e exerceu funções na área administrativa, entre elas a supervisão de recursos humanos, além de trabalhar no CDDI (Centro de Documentação e Disseminação de Informações), onde chegou ao cargo de coordenadora-geral.