Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Marcos Valério pega mais 18 anos e nove meses de prisão

O empresário deve responder pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha

Brasil|Do R7

  • Google News
Acusação do MPF aponta que Marcos Valério teria repassado propinas ao procurador da Fazenda Glenio Sabbag Guedes
Acusação do MPF aponta que Marcos Valério teria repassado propinas ao procurador da Fazenda Glenio Sabbag Guedes

A Justiça Federal no Rio de Janeiro condenou o empresário Marcos Valério, emblemático personagem do mensalão, a 18 anos e nove meses de prisão por crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. A sentença é do juiz Vitor Barbosa Valpuesta, da 3.ª Vara Federal do Rio.

Segundo acusação do MPF (Ministério Público Federal), Marcos Valério teria repassado propinas ao procurador da Fazenda Glenio Sabbag Guedes — condenado na mesma ação a 22 anos de prisão. Também foram condenados dois ex-sócios de Valério, Rogério Lanza Toletino e José Roberto Moreira de Melo.


Marcos Valério já está condenado a 37 anos de prisão no processo do mensalão — escândalo que abalou o primeiro governo Lula.

Marcos Valério tenta enganar a Justiça para conseguir transferência de presídio


Nesta ação penal que pegou 18 anos de prisão, o empresário — que está preso desde novembro de 2013 — é acusado de ter pago ao procurador um total de R$ 3,6 milhões, em valores atualizados, entre 2003 e 2005. Os pagamentos foram identificados na CPI dos Correios, que deu origem ao escândalo do mensalão.

Tolentino pegou 22 anos e sete meses de cadeia. Moreira de Melo, 14 anos e sete meses.


O juiz condenou o grupo ao regime fechado, mas permitiu a todos que recorram em liberdade.

Todos os condenados vão recorrer ao Tribunal Regional Federal da 2.ª Região. Eles negam a prática de ilícitos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.