Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Mesa da Câmara questiona assinaturas para devolver liderança do PMDB a Picciani

Aliados do antigo líder denunciam "manobra" do presidente da Câmara, Eduardo Cunha

Brasil|Rodrigo Vasconcelos, do R7, em Brasília

  • Google News
Leonardo Picciani foi reconduzido ao posto de líder do PMDB na Câmara dos Deputados
Leonardo Picciani foi reconduzido ao posto de líder do PMDB na Câmara dos Deputados

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados questionou a validade das assinaturas na lista para tentar restituir a liderança do PMDB a Leonardo Picciani (RJ). O documento foi protocolado na manhã desta quinta-feira (17).

Um dos nomes presentes na lista é o do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA). Segundo ele, a Mesa se recusou a reconhecer três das 36 assinaturas, das quais citou como exemplo o caso do deputado Vitor Vallim (PMDB-CE), que também estava na lista que retirou Picciani da liderança na última quarta-feira (9).


Ao apoiar a primeira lista contra Picciani, os três deputados teriam assinado também um ofício que pede uma carta adicional em caso de novas assinaturas para troca de líder. Sem os três nomes que mudaram de ideia, Picciani perde o número mínimo para retomar o posto.

Leia mais noticias de Brasil e Política


Como a liderança de Picciani no PMDB interessa ao Planalto, o vice-líder do governo na Câmara, deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE), reforçou a briga pelas assinaturas. Ele culpou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o vice-presidente Michel Temer pelo que chamou de "manobra".

Picciani apresentou lista com 36 assinaturas apoiando a sua liderança, incluindo os deputados Pedro Paulo, ex-secretário municipal de governo do Rio de Janeiro; e Marco Antônio Cabral, ex-secretário do Esporte e Lazer do Estado do Rio. Picciani afirmou que a volta dos dois deputados não foi para apoiar sua liderança, mas para defender a posição do partido no Rio, que é contrária ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Leonardo Picciani saiu da liderança depois que um movimento de insatisfeitos da bancada reuniu 35 assinaturas para dar o posto ao deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). O grupo de oposição se revoltou depois que Picciani fez apenas indicações favoráveis ao governo para a comissão especial do impeachment.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.