Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Na lista da Lava Jato, Lindberg Farias se diz "surpreso e indignado"

Senador afirma que recebeu dinheiro lícito para campanha em 2010

Brasil|Do R7

  • Google News
Lindberg Farias quer provar inocência o mais rápido possível
Lindberg Farias quer provar inocência o mais rápido possível

Após aparecer na lista de políticos investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento na Operação Lava Jato, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) negou, neste sábado (7), participação no esquema de corrupção da Petrobras. Lindberg afirmou que ficou surpreso e indignado ao saber que está entre os 49 parlamentares investigados.

— Estão juntando no mesmo processo gente que praticou corrupção, que recebeu propina em casa, e que recebeu doações eleitorais legais, como é o meu caso. São coisas completamente diferentes. Estou colocando a cara. Vou a Brasília, na segunda-feira, falar com a Procuradoria Geral da República e os ministros do Supremo. Quero prestar todos os esclarecimentos rápido, quero ser investigado rápido, para provar minha inocência e arquivar esse processo.


Citado no depoimento de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Lindberg teria recebido investimentos de empresas ligadadas à Lava Jato para sua candidatura ao Senado, em 2010. No entanto, o senador afirmou que recebeu doações lícitas.

— Meu caso é de doação eleitoral lícita. As empresas envolvidas na Lava Jato são as grandes financiadoras de campanhas. Se for assim, todos os políticos terão de ser investigados.


Entenda o caso

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki decidiu, nesta sexta-feira (6), retirar o sigilo e publicar os pedidos de inquérito feitos pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, para investigar suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

Ao todo, 49 políticos de seis partidos serão investigados: 31 são do PP; oito são do PT; outros sete são do PMDB; um é de PSDB; um é do PTB e um é do SDD. Consta ainda o nome do lobista Fernando Antonio Falcão Soares, vulgo Fernando Baiano, lobista apontado como operador do PMDB no esquema de desvios dos contratos da Petrobras. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.