Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nelson Barbosa vai assumir lugar de Joaquim Levy na Fazenda

Ministro, que estava no cargo há pouco mais de um ano, enfrentou dificuldades no governo

Brasil|Do R7, com Reuters

Joaquim Levy será substituído por Nelson Barbosa na Fazenda
Joaquim Levy será substituído por Nelson Barbosa na Fazenda Joaquim Levy será substituído por Nelson Barbosa na Fazenda

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, foi convidado pelo Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Fazenda no lugar de Joaquim Levy. O anúncio oficial do Planalto sobre a substituição na pasta foi feito nesta sexta-feira (18) — veja a nota na íntegra ao final do texto.

As especulações sobre a saída de Levy da Fazenda começaram na última quinta-feira (17), quando o então ministro encerrou sua participação na reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), dizendo que não participaria do próximo encontro do colegiado.

Um dos fatores apontados para a saída de Levy foi o desentendimento sobre a mudança da meta fiscal para 2016. O ministro queria que fosse mantida a meta de 0,7% do PIB do superávit fiscal — a economia que o governo faz para pagar juros da dívida. No entanto, o governo enviou ao Congresso Nacional uma proposta reduzindo a meta para 0,5% do PIB.

Leia mais notícias de Brasil no R7

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Além disso, parte da equipe técnica da Fazenda está sendo trocada e o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, já disse que só permanece no cargo até janeiro. Isso tudo aumentou a tensão no Ministério da Fazenda nos últimos dias.

Publicidade

Levy assumiu a pasta em 27 de novembro de 2014 no lugar de Guido Mantega. Durante pouco mais de um ano à frente da economia, Levy propôs um ajuste fiscal rígido para o governo e defendeu cortes bruscos nos gastos públicos.

Sua gestão foi alvo de críticas por parte da ala do governo que era contra a redução das despesas em áreas consideradas prioritárias como educação, saúde e programas sociais.

Publicidade
Nelson Barbosa (foto) será o novo ministro da Fazenda
Nelson Barbosa (foto) será o novo ministro da Fazenda Nelson Barbosa (foto) será o novo ministro da Fazenda

Quem é Nelson Barbosa?

Nelson Barbosa assumiu o Planejamento em 27 de novembro de 2014, no lugar de Miriam Belchior. Ex-secretário executivo do Ministério do Fazenda, Barbosa é professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e doutor em economia pela New School for Social Research, nos Estados Unidos.

Ele participou da equipe econômica nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2003, integrou a equipe de Guido Mantega no Ministério do Planejamento. De 2004 a 2006, trabalhou no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), também junto com Mantega.

No Ministério da Fazenda, Barbosa esteve à frente da Secretaria de Acompanhamento Econômico, em 2007 e 2008, e da Secretaria de Política Econômica, de 2008 a 2010.

No cargo de secretário executivo da pasta no governo Dilma, elaborou estudos de medidas de desoneração para estimular a economia e formulou uma minirreforma tributária para acabar gradualmente com a guerra fiscal entre os estados.

Um dos principais responsáveis pela proposta de unificação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) interestadual, cuja tramitação está parada no Senado, Barbosa exerceu o papel de interlocutor do governo federal com o Congresso Nacional e os secretários de Fazenda dos 26 Estados e do Distrito Federal. Também participou da preparação de programas prioritários para o governo, como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida.

Nos últimos anos, elaborou estudos de medidas de desoneração para estimular a economia, como reduções de impostos para automóveis, linha branca e materiais de construção. Em junho do ano passado, Barbosa deixou o governo alegando razões pessoais. Desde então, dava aulas na Escola de Economia de São Paulo da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Leia na íntegra o comunicado oficial do Palácio do Planalto:

"NOTA À IMPRENSA

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, hoje, dois nomes da equipe econômica do seu ministério.

Para o Ministério da Fazenda, a presidenta indicou o sr. Nelson Barbosa. O novo titular do Ministério do Planejamento será o sr. Valdir Moysés Simão.

A presidenta agradece a dedicação do ministro Joaquim Levy, que teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica, e deseja muito sucesso nos seus desafios futuros.

Assume interinamente, como Ministro Chefe da CGU, o Sr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

SIMP/Secom"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.