Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo projeto de lei mira acabar com reexame de prisão a cada 90 dias

Proposta quer extinguir parágrafo único artigo 316 do Código de Processo Penal, que permitiu a liberação do traficante André do Rap da cadeia

Brasil|Renata Varandas, da Record TV em Brasília

André do Rap foi solto no último sábado (10)
André do Rap foi solto no último sábado (10) André do Rap foi solto no último sábado (10)

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) apresentará, nesta terça-feira (13), um novo projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade de a Justiça revisar a prisão preventiva a cada 90 dias.

A análise das prisões preventivas a cada 3 meses está prevista no parágrafo único do artigo 316 do Código de Processo Penal e foi incluído no pacote anticrime sancionado em 2019. 

O dispositivo, ainda em vigor, permitiu a liberação do traficante André do Rap, que estava preso há mais de 1 ano em uma penitenciária de segurança máxima de São Paulo.

Leia também

Como argumento, o deputado federal diz que, quando relatou o pacote anticrime, ficou "vencido em algumas votações" que incluíram alguns dispositivos que, "em vez de fazerem jus ao foco 'anticrime', favoreceriam os infratores da Lei".

Publicidade

"Exatamente como previ, recentemente, a sociedade assistiu, perplexa, à determinação pelo Ministro Marco Aurélio de soltura de um dos chefões do PCC (Primeiro Comando da Capital), simplesmente pela alegação de inobservância desse dispositivo", afirma na proposta.

De acordo com o parlamentar, o projeto de lei mira extinguir a exigência da análise a cada 90 dias, o que classificou de "exigência absurda", já que os tribunais brasileiros vivem uma sobrecarga de trabalho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.