Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

"PT está exaurindo a herança bendita do governo FHC”, diz Aécio Neves no Senado

Senador leu discurso citando 13 pontos de “fracasso” dos dez anos do PT no governo

Brasil|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Para fazer contraponto à festa do PT em São Paulo de comemoração dos dez anos do partido no governo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) subiu na tribuna nesta quarta-feira (20) para elencar o que chamou de 13 “fracassos” dos governos Lula e Dilma.

O fraco crescimento econômico, o julgamento do mensalão e a volta da inflação foram alguns dos pontos citados pelo senador. Aécio Neves abriu o discurso dizendo que “não foi fácil reduzir e tirar apenas 13 fracassos” dos dez anos de governo do PT e disse que a sigla apenas está dando andamento aos políticas implementadas no governo de Fernando Henrique Cardoso.

— A grande verdade é, nestes dez anos, o PT está exaurindo a herança bendita que o governo Fernando Henrique lhe legou. A ameaça da inflação, a quebra de confiança dos investidores, o descalabro das contas públicas são exemplos de crônica má gestão.

Líder do PT no Senado rebate tucano e aponta 45 'erros' do PSDB


Leia mais notícias de Brasil e Política

Aécio também criticou o fato de o PT ignorar o que foi feito no País antes do primeiro mandato de Lula.


— O Brasil não foi descoberto em 2003. Onde esteve o PT em momentos cruciais que ajudaram o País a ser o que é hoje? Todas as vezes que o PT teve de optar entre o Brasil e o PT, o PT ficou com o PT.

O senador tucano usou como exemplos o fato de o Partido dos Trabalhadores ter sido contra o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal.


13 fracassos

A lista dos 13 pontos considerados negativos do governo do PT foi encabeçada pelo fraco desempenho da economia nos últimos anos. Aécio Neves fez questão de enfatizar que a política econômica da presidente Dilma Rousseff não estava alcançando os resultados esperados.

O senador tucano também criticou o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que chamou de “PAC da propaganda e do marketing”. Segundo Aécio Neves, não é possível ver os resultados do programa.

— O Brasil está parado. São raríssimas as obras que se transformaram em realidade.

A “indústria sucateada” e a “inflação alta, persistentemente acima da meta” foram os terceiro e quarto tópicos apontados como erros pelo senador.

A perda de credibilidade do País, devido ao que Aécio chamou de “má gestão econômica”, citando a contabilidade criativa do governo para alcançar o superávit primário, foi o quinto fracasso petista lembrado pelo tucano.

O sexto e sétimo erros, segundo Aécio Neves, foram a destruição do patrimônio nacional, citando a “derrocada” da Petrobras, e o “mito da autossuficiência”, lembrando que o grande parte do prejuízo da estatal decorre da grande quantidade de petróleo que a empresa ainda precisa comprar de outros países.

— Como a Petrobras pode valer menos que a empresa petroleira da Colômbia? Outras empresas estatais vão pelo mesmo caminho.

Apagão e descaso com segurança pública

De maneira rápida, o senador leu o discurso apontando os erros do governo e se colocou a disposição para fazer um discussão maior sobre cada ponto com a bancada de apoio ao governo.

Aécio Neves afirmou, como oitavo fracasso do PT a “ausência de planejamento das gestões do governo”. O tucano retomou o discurso de apagão, lembrando a crise energética causada pelo nível historicamente baixo dos reservatórios das hidrelétricas.

— O governo Dilma foi salvo pelo péssimo andamento da economia. O risco de apagão só não é maior porque o parque termelétrico, herdado do governo Fernando Henrique Cardoso, funciona em sua capacidade máxima.

O erro número nove do PT, na visão de Aécio Neves, é o “desmantelamento da federação”. Para o senador, a presidente Dilma Rousseff está se omitindo na questão dos royalties do petróleo, que coloca em oposição alguns Estados brasileiros. Aécio também citou a seca do Nordeste, para criticar a falta de políticas regionais.

A “insegurança pública e o flagelo das drogas” foi o décimo ponto abordado pelo senador tucano. O parlamentar da oposição afirmou que somente 13% de tudo que é investido em segurança pública vem dos cofres da União. Para ele, o “descaso” está refletindo no problema causado pelo vício do crack nos grandes centros do País.

Autoritarismo e mensalão

O erro número 11 do PT na gestão do País nos últimos 10 anos foi o “descaso na saúde e a frustração na educação”, segundo Aécio Neves. Para ele, Lula e Dilma foram “incapazes” de melhorar a qualidade do ensino fundamental no País.

Uma das partes mais enfáticas do discurso foi durante o 12º fracasso apontado por Aécio. O senador afirmou que o “mau exemplo, o estímulo à intolerância e o autoritarismo” são características do PT e cita a tentativa de “cerceamento da imprensa” como um problema.

— Setores do PT estimulam a intolerância como instrumento de política, tratam o adversário como inimigo a ser combatido. Transformam em alvo aqueles que apontam seus os erros.

A discussão do mensalão foi deixada para o final. O senador elencou como 13º fracasso do PT a “complacência com os defeitos éticos”.

O tucano citou o apoio que os condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) continua recebendo do partido, mesmo sendo considerados culpados no esquema de compra e venda de votos no Congresso, com uso de dinheiro público, durante a primeira gestão de Lula.

— Os casos de corrupção se sucedem, paralisando áreas inteiras do governo. Ao transformar a ética em componente menor da política, o PT presta desserviços ao País.

O senador Aécio Neves encerrou o discurso criticando a postura eleitoreira da presidente Dilma.

— Não é mais a presidente quem governa, hoje o que governa o Brasil é a lógica da reeleição.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.