Votação de parecer da reforma política é adiada e fica para a próxima semana
Terceira versão de relatório será apreciado na segunda-feira (26)
Brasil|Do R7

Diante da terceira versão de relatório da Reforma Política, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados deixou para a próxima segunda-feira (25) a votação do parecer de Marcelo Castro (PMDB-PI). O texto aprovado sairá diretamente para o plenário, onde será votado no dia seguinte (26).
Castro revelou que teve uma reunião nesta manhã com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), e com o presidente da Comissão, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o substitutivo.
Nesta segunda-feira (18), Cunha criticou o texto de Castro e disse preferir que a comissão deixe a votação para o plenário, onde geralmente consegue impor sua vontade. Contrário a vários pontos do relatório, o presidente da Casa disse faltar "perspicácia e inteligência política" a Castro e pode retirar dele a função de relator do texto no plenário. Castro reagiu afirmando que o presidente deveria ter escolhido um relator "mais submisso". "Eu aguentei pancada por umas 20 horas", desabafou Castro nesta manhã.
Leia mais notícias sobre Brasil
Em nome do PT, o deputado Carlos Zarattini (SP) criticou o PMDB por mobilizar uma reforma que privilegia o distritão — sistema onde os mais votados nos Estados são eleitos — o que, em sua opinião, impede a renovação política. O petista também atacou a manutenção no texto do financiamento privado de campanha e disse que a doação empresarial é "a porta de entrada da corrupção no sistema político". "Não concordamos que se mantenha o financiamento privado das campanhas", destacou.















