Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

11 motoristas são multados por hora pelo uso do celular ao volante no DF

Foram 16.254 infrações em janeiro e fevereiro deste ano, segundo a PM; total é 1,43% maior em relação ao mesmo período de 2022

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Motorista flagrado com celular ao volante
Motorista flagrado com celular ao volante

A cada uma hora, 11 motoristas foram multados pelo uso do celular ao volante no Distrito Federal nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. A média é resultado do total de 16.254 infrações aplicadas no período, número 1,43% maior em relação ao mesmo bimestre do ano passado, quando foram aplicadas 16.024 multas, de acordo com dados da Polícia Militar.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

O uso de celular ao volante é uma das infrações mais registradas em janeiro deste ano, ficando atrás apenas de ocorrências como excesso de velocidade, transitar em faixa exclusiva e estacionar em local proibido.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, usar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima, que pode acarretar multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

O uso do aparelho também é proibido quando o carro está parado no semáforo, pois a situação é caracterizada como interrupção de marcha. De acordo com o Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, a ação já está vinculada a multa. Ainda segundo a polícia e o Detran, a prática é comparável a dirigir alcoolizado.


No momento em que o condutor de um veículo está utilizando o celular ou qualquer equipamento eletrônico que provoque distração%2C ele está colocando a si mesmo e os outros em risco%2C porque é possível que ele não perceba que o semáforo mudou%2C é possível ele não detectar um pedestre e é possível que ele não perceba outro veículo.

(Zuleide Oliveira, doutora em transportes e trânsito)

Leia também

Para Adriana Modesto, doutora em transporte e trânsito e mestre em ciências da saúde, o uso do celular não só compromete a atenção do motorista como também a do pedestre. A especialista ainda destaca a importância de promover campanhas educativas sobre os riscos do aparelho na direção.

"É importante que as campanhas sejam qualificadas, para que possam inibir o uso do celular. Qualificadas no sentido de ter uma linguagem acessível, que sejam planejadas para focar o público-alvo e também avaliar a efetividade das campanhas", disse Adriana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.