90% dos pacientes internados nas UTIs não se vacinaram, no DF
Capacidade máxima dos leitos foi atingida nesta terça (25); maior parte dos pacientes não se vacinaram ou completaram a imunização
Brasília|Josiane Ricardo, da Record TV, e Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Entre os ocupantes de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Distrito Federal, 90% não se vacinaram contra a Covid-19 ou não completaram o ciclo vacinal, apontam os dados da Secretaria de Saúde. Os números são um levantamento sobre o atual cenário dos hospitais do DF, que alcançaram 100% da capacidade máxima no início da manhã desta terça-feira (25).
Apesar da intensiva campanha de vacinação, apenas 72,82% da população geral do Distrito Federal tomou todas as doses da vacina contra a Covid-19, concluindo o esquema de imunização completo.
No início desta semana, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para adultos com Covid-19 alcançou 86,41% na rede pública e a 83,36% de leitos gerais ocupados na rede privada. Além dos ocupantes, 92 pacientes aguardavam vagas no DF.
A taxa de transmissão do vírus estava em 2,24 na segunda-feira, porém o índice anterior apontava o maior número desde o início da pandemia, com 2,61. O pronto-socorro do HRSAM (Hospital Regional de Samambia) tornou-se exclusivo para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus.
Leia também
Toda a população a partir de 12 anos pode se vacinar nos pontos de vacinação distribuídos pelo DF, sendo necessário apresentar o documento de identidade, cpf e cartão de vacina.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.