Abratel repudia atos de vandalismo e invasão de prédios dos Três Poderes
Durante a manifestação, um grupo contrário ao presidente Lula deixou rastros de destruição
Brasília|Do R7

A Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) repudiou, por meio de nota, as invasões e os atos de vandalismo ao Palácio do Planalto e aos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) que ocorreram na tarde deste domingo (8).
Durante a manifestação, segundo a Abratel, jornalistas foram agredidos, equipamentos foram quebrados e o exercício do jornalismo foi interrompido. "Este tipo de ação fere a liberdade de imprensa e o direito à informação resguardados pela lei maior", afirma a Abratel.
A associação também "considera inadmissível todo ato que desmoralize a atuação do jornalismo e dos profissionais de comunicação. Esta associação sempre se posiciona e sempre se posicionará a favor da liberdade de imprensa".
Intervenção federal
Após as invasões nas sedes dos Três Poderes em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou um decreto para decretar intervenção federalno Governo do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.
Nesta tarde, manifestantes que não aceitam a vitória de Lula nas eleições de 2022 furaram o bloqueio da Polícia Militar do Distrito Federal e invadiram os prédios do Congresso Nacional e do STF e o Palácio do Planalto.













