Abuso sexual é responsável por 40,8% das ocorrências de violência contra crianças no DF
Ao longo deste mês, GDF terá programação para conscientizar sobre o abuso sexual infantojuvenil
Brasília|Do R7, em Brasília
O abuso sexual foi responsável por 40,8% das ocorrências de violência contra crianças registradas no Distrito Federal em 2023. Os dados são da Secretaria de Saúde do DF e reforçam a importância de campanhas e ações de prevenção. Por isso, em 18 de maio é estabelecido o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além da data, durante todo o mês, no chamado Maio Laranja, são realizadas ações de acolhimento e campanhas de orientação.
Veja Mais
Psicóloga e chefe do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência, Márcia Vieira destaca que “chamar a atenção contribui para a desconstrução de tabus que giram em torno do tema”. “Também encoraja as vítimas a denunciarem e buscarem ajuda sem medo de serem estigmatizadas”, diz.
A psicóloga alerta que os danos do abuso sexual são diversos, desde problemas no desenvolvimento psicomotor, na linguagem e na aprendizagem da criança, até isolamento social, ansiedade e baixa autoestima.
Nas próximas semanas, o Governo do Distrito Federal terá uma programação para conscientizar sobre o abuso sexual infantojuvenil. De 22 a 24 de maio serão realizadas blitze da equipe do Centro Integrado 18 de Maio, na Rodoviária do Plano Piloto, das 9h às 12h. A cada dia, o grupo de trabalho vai contar com membros da Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública do Distrito Federal e do Núcleo da Infância e Juventude.
Além disso, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal realiza na próxima terça (21), no Sesi Lab, a abertura das ações alusivas ao Maio Laranja, com um painel de tema Panorama da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
Haverá, ainda, emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), sem agendamento, às crianças e adolescentes, de 21 a 24 de maio, em frente ao Sesi Lab. O atendimento estará sujeito à capacidade de atendimento diário. A CIN é a nova carteira de identidade e possui padrão nacional e número único, o CPF. É um documento digital e seguro.
Fique atento
Em caso de suspeita de abuso sexual é importante ter um olhar cuidado e atento ao comportamento das crianças e adolescentes. Veja sinais de alerta:
- Mudanças bruscas e inexplicáveis de comportamento;
- mudanças súbitas de humor, comportamentos regressivos e/ou agressivos;
- Sonolência excessiva, perda ou excesso de apetite;
- Baixa autoestima, insegurança e comportamento sexuais inadequados para a idade;
- Busca por isolamento;
- Lesões, hematomas e outros machucados em explicação clara pelo corpo;
- Fugas de casa e evasão escolar; e
- Medo de adultos estranhos, de escuro, de ficar sozinho e de ser deixado com alguém específico.
Como denunciar
- As ocorrências podem ser registradas na Delegacia Eletrônica (veja link);
- Nos telefone 197, opção zero;
- Pelo telefone da Polícia Militar - 190; e
- Pelo Disque 100.