Com o slogan "Democracia, Soberania e União", o desfile do 7 de Setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, começará às 9h. A programação terá cerca de duas horas de duração e será composta de quatro eixos temáticos: paz e soberania; ciência e tecnologia; saúde e vacinação; e defesa da Amazônia.
A Presidência da República prevê que a celebração reúna cerca de 30 mil pessoas. Neste ano, ao todo, devem participar do desfile a pé cerca de 2.000 militares, sendo aproximadamente 600 da Marinha, mil do Exército e 400 da Aeronáutica.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na tribuna de honra do presidente estarão cerca de 200 convidados. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confirmaram presença os presidentes do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não participará. Ele passará o feriado em Alagoas, seu reduto eleitoral.
SAIBA O QUE FAZER NESTE FERIADO PROLONGADO NO DISTRITO FEDERAL
A segurança foi reforçada em toda a área da Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. Foi montada uma megaoperação e mais policiais nas ruas do que na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, no mesmo local.
Durante o desfile, aproximadamente 2.500 indivíduos estarão trabalhando na segurança das comemorações, entre policiais militares e civis do Distrito Federal, além da Força Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Na cerimônia de posse, foram cerca de 1.500 agentes, entre policiais federais, militares, civis e integrantes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.