Aeroporto de Brasília atinge marca de 1 milhão de passageiros no mês
Recorde foi registrado em setembro: aumento de 63% em relação ao mesmo período de 2020. É o melhor índice durante a pandemia
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
Considerado o segundo terminal aéreo mais movimentado do Brasil, o Aeroporto Internacional de Brasília atingiu a marca recorde de pouco mais de 1 milhão de passageiros e 10 mil voos no mês de setembro. Esse é o melhor resultado de todo o ano de 2021, superando o fluxo da alta temporada dos meses de janeiro e julho.
O feriado de 7 de Setembro surpreendeu e gerou um movimento de 183.500 pessoas durante o período de seis dias do fim de semana prolongado. De acordo com a Inframerica — a atual administradora dos Aeroportos de Brasília e Natal —, o fluxo foi 36% maior que o do feriado de Corpus Christi, em junho deste ano.
Apesar da alta no fluxo de passageiros, o Aeroporto de Brasília continua operando sob os impactos da pandemia. O aumento, quando comparado com o ano de 2019, é 22% menor. Mas, em relação aos números de 2020, o crescimento é significativo e chega a um crescimento de 63%.
A movimentação internacional também cresceu no mês de setembro e registrou 9.100 passageiros. Foram registrados 81 voos partindo e chegando do exterior impulsionados pela portuguesa TAP, com destino a Lisboa, e pela panamenha Copa Airlines, com destino à Cidade do Panamá. Toda essa movimentação representa mais de 300% em relação a setembro de 2020.
"A movimentação é reflexo da vacinação da população, que avança no mundo todo. Assim como as exigências sanitárias que começam aos poucos a ser flexibilizadas, dando sinais de recuperação do setor de turismo. Porém, mesmo com a imunização sendo ampliada, os cuidados permanecem e devem continuar vigentes por um bom tempo", informou, em nota, a administradora do Aeroporto Internacional de Brasília.
No local, a limpeza segue reforçada e está sendo realizada com produtos especiais utilizados em UTIs hospitalares. A aferição de temperatura no embarque e desembarque é feita por câmeras e o uso de álcool em gel é disponibilizado em diversos pontos do terminal. Além disso, há orientações especiais para manter o distanciamento físico dos passageiros em filas.
O Aeroporto de Brasília se consolida como o maior centro de conexão de voos do país. Atualmente o aeroporto da capital federal atende 38 cidades brasileiras e dois destinos no exterior. É o único aeroporto com ligação para todas as capitais do Brasil, o que possibilita acesso aos principais centros urbanos e maior conexão com o interior.