Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

AGU pede ao STF mais 60 dias para negociar papel da União na direção da Eletrobras

Ação foi apresentada pelo governo para reverter regras da privatização da estatal e ampliar o poder da União sobre a empresa

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

STF discute a participação da União na governança da companhia
STF discute a participação da União na governança da companhia Fernando Frazão/Agência Brasil

A AGU (Advocacia-Geral da União) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) mais 60 dias para concluir uma conciliação entre o governo federal e a Eletrobras. A ação foi apresentada pelo governo para reverter regras da privatização da estatal e ampliar o poder da União sobre a empresa.

leia mais

No documento, as partes alegam que as tratativas avançaram de forma consensual, conforme fato relevante divulgado anteriormente, e estão, neste momento, em estágio conclusivo no âmbito da CCAF (Câmara de Mediação e Conciliação da Administração Pública Federal), órgão da AGU.

Em setembro, o ministro do STF Nunes Marques determinou a continuidade das tratativas conciliatórias no âmbito da CCAF, além do acompanhamento dos avanços das negociações por meio da comprovação de ajustes e estágios percorridos.

Após a venda à iniciativa privada, concluída em 2022, o poder público passou a ter direito a menos de 10% dos votos na assembleia da companhia, apesar de deter 32,95% das ações.

A Eletrobras é responsável pela operação de 101 usinas de geração de energia de distintas fontes e é a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Com capacidade instalada de 42,6 mil MW e de 73,8 mil quilômetros em linhas de transmissão em todo o país, ela emprega diretamente 10 mil pessoas. Em 2022, o lucro líquido da companhia foi de R$ 3,6 bilhões.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.