Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Alckmin diz que ligação de Trump foi melhor do que esperava: ‘Avançar para ganha-ganha’

Contato entre o presidente Lula e o norte-americano ocorreu nesta segunda; Lula pediu fim das sanções contra autoridades brasileiras

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O vice-presidente Geraldo Alckmin avaliou positivamente a conversa entre Lula e Trump, superando as expectativas do governo.
  • Lula pediu o fim das sanções contra autoridades brasileiras durante a reunião no Palácio da Alvorada.
  • Trump designou Marco Rubio para dar continuidade às negociações econômicas com o Brasil.
  • Ambos os presidentes demonstraram otimismo em avançar para uma relação de benefícios mútuos e investimentos recíprocos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Alckmin também participou da conversa Reprodução/TV Record - 04.08.2025

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (6) que a ligação entre Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atendeu as expectativas e foi melhor do que o governo esperava. A declaração foi dada na portaria da vice-presidência, no começo desta tarde, após o próprio Alckmin acompanhar a conversa entre os dois mandatários.

“Foi muito positiva. O presidente Trump reiterou a boa química, foi uma conversa proveitosa e, é claro, agora teremos os desdobramentos, com conversas entre o próprio presidente Lula e o presidente Trump, que, aliás, até trocaram os seus telefones pessoais”, disse.


Leia mais

“Foi muito boa a conversa, melhor até do que nós esperávamos. Então estamos muito otimistas que vamos avançar. E o presidente Lula destacou a disposição do Brasil para o diálogo e para a negociação. São 201 anos de amizade entre o Brasil e os Estados Unidos”, acrescentou.

Alckmin também contou que Lula reforçou que entre os membros do G20, os Estados Unidos têm superávit com apenas três países, sendo o Brasil um deles.


“Não há nenhuma razão para ter uma tarifa extra de mais 40%. Acho que foi uma reunião extremamente positiva e acho que ela vai ter próximos passos importantes”, assegurou.

A ligação entre Lula e Trump ocorreu no Palácio da Alvorada, com a presença também do chanceler, Mauro Vieira, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


Na ocasião, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o governo brasileiro. O principal negociador pela redução das tarifas pelo lado brasileiro é Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Lula também aproveitou a oportunidade para pedir o fim das sanções contra autoridades brasileiras. Alguns ministros de Lula e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes estão com o visto cancelado. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por exemplo, não participou da 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada há duas semanas, porque tinha circulação restrita em Nova York.


“O presidente Lula colocou que as sanções aos ministros, questão dos vistos, não é justa e que isso também deveria ser rediscutido. Mas foi uma conversa boa, descontraída, proveitosa, longa, foram 30 minutos. Estamos muito otimistas que vamos avançar para o ganha-ganha, com investimentos recíprocos e com acionamento na questão financeira”, finalizou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.