Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Alta demanda faz posto limitar testagem de Covid-19 no DF

Saúde diz que há estoque, mas usuários que procuraram unidades relatam que postos estão limitando número de testes

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Procura por testes subiu 173% nos postos de maior circulação na primeira semana de janeiro
Procura por testes subiu 173% nos postos de maior circulação na primeira semana de janeiro

A alta demanda por testes para diagnóstico de Covid-19 tem levado ao racionamento dos exames em alguns postos de saúde do Distrito Federal. Na manhã desta quinta-feira (13), a arquiteta Stephanie Carvalho, 27 anos, está com sintomas da infecção e procurou a Unidade Básica de Saúde nº 1 do Cruzeiro.

Ela chegou ao local por volta das 9h, e foi informada pelos profissionais de saúde seriam distribuídas 30 senhas por turno para testagem. "Fui ao posto do Cruzeiro, perto da minha casa, já tinha ido na semana passada, tinha sido super bem atendida", relata. "Disseram que eram disponibilizadas 15 senhas atá determinado horário da manhã e mais 15, a tarde".

Stephanie diz que teve contato com uma pessoa que foi diagnosticada com Covid-19. Como apresentou sintomas, decidiu fazer o teste, mas teve sucesso. "É um absurdo um posto que atende uma área gigante, Octogonal, Cruzeiro, e não tem teste para quase ninguém, 30 pessoas não é nem a população de um prédio. Estou em choque, tinha que ter mais testagem", reclama a jovem.

Leia também

Procurada, a secretaria de Saúde informou que apenas iria explicar a situação de distribuição de senhas nos postos na coletiva de imprensa da pasta marcada para tarde desta quinta. Em nota, afirma que há 812.387 testes rápidos imunocromatográfico para detecção de antígeno Sars-Cov-2 em estoque. "Esses são os testes distribuídos aos pontos de testagem".


De acordo com levantamento da SES, a procura por testes subiu 173% nos postos de maior circulação na primeira semana de janeiro, na comparação com a última de dezembro. Ao todo, de 3 a 7 de janeiro, foram realizados 5.166 exames nos postos de ampla testagem no Aeroporto Internacional de Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto, nas unidades básicas de saúde (UBSs) 1 da Asa Sul, na 612 Sul, e 2 da Asa Norte, na 114/115 Norte. Desses, 19% detectaram a presença de coronavírus.

Enquanto isso, a notificação de casos está em alta na capital federal. Nessa quarta-feira (12), a taxa de reprodução do coronavírus, que tem registrado sucessivas altas desde a semana passada, chegou aos 2,11. Com isso, 3.813 novos diagnósticos foram computados. A expansão da pandemia levou o governo local a decretar novas medidas restritivas de circulação, com a proibição de festas e shows na cidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.