Ana Castela, Carlinhos Brown e Murilo Huff: veja a programação para o fim de ano no DF
Agenda do R7 reúne atividades culturais e de lazer, em espaços abertos e fechados, voltadas a públicos diversos
Brasília|Victória Olímpio, do R7, em Brasília

O fim de ano traz uma programação cultural diversificada no Distrito Federal, com opções para todas as idades. Exposições ocupam museus e centros culturais, reunindo artes visuais, fotografia e história -- um convite ao público para aproveitar o período de férias.
Para as crianças e as famílias, a contação de histórias aparece como uma das principais atrações, com atividades lúdicas que estimulam a imaginação e o hábito da leitura. E, para celebrar a chegada de 2026, eventos prometem movimentar a capital, com shows e queima de fogos de baixo ruído.

Celebra DF
A virada do ano em Brasília contará com celebração pública e gratuita, com shows. A programação, na Esplanada dos Ministérios, tem expectativa de atrair 100 mil pessoas por dia. Nesta quarta-feira (31) vão se apresentar Samuel Rocha, Israel e Rodolffo, Carlinhos Brown e Lauana Prado. Já em 1º de janeiro o público poderá ouvir Adriana Samartine, Pedro Paulo & Matheus e Belluco, Murilo Huff, Ana Castela e Calcinha Preta.
- Onde: Esplanada dos Ministérios
- Quando: 31 de dezembro e 1º de janeiro
- Horário: 18h às 3h
- Valor: gratuito

Tapeçaria Orgânica
A oficina propõe uma imersão na arte têxtil a partir da observação da natureza e da obra do artista Norberto Nicola, referência em tapeçaria contemporânea e um dos nomes presentes na exposição “Nossos Brasis – Entre o Sonho e a Realidade”.
Durante a atividade, os participantes aprenderão técnicas básicas de tapeçaria utilizando talagarça, fios de lã e materiais diversos, experimentando composições que unem cor, textura e movimento.
- Onde: Caixa Cultural Brasília
- Quando: 3 e 10 de janeiro
- Horário: 15h
- Valor: gratuito
Expedição Brasil
Uma contação de histórias inspirada no livro “Sarewa – Uma viagem com a Expedição Langsdorff” apresenta ao público os caminhos, encontros e as descobertas da expedição científica que percorreu o Brasil no século XIX. Na mediação, os participantes são convidados a viver uma experiência imersiva, guiada por sons, objetos e conversas que evocam os registros feitos ao longo da expedição.
- Onde: Caixa Cultural Brasília
- Quando: 4, 18 e 25 de janeiro
- Horário: 11h e 15h
- Valor: gratuito

Meme - no Br@asil da Memeficação
A exposição aborda o fenômeno dos memes de internet no Brasil, país que conta com cerca de 156 milhões de internautas. A mostra apresenta como os memes afetam aspectos sociais, raciais, políticos e culturais, além de convidar os visitantes a refletirem sobre as linguagens que definem o nosso tempo.
- Onde: CCBB
- Quando: até 4 de janeiro de 2026
- Horário: 9h às 21h
- Valor: gratuito
Diálogos da Liberdade na Coleção Brasília
A história de Brasília é o tema da exposição “Diálogos da Liberdade na Coleção Brasília”, em cartaz no MAB (Museu de Arte de Brasília). A mostra reúne obras do acervo do museu e da Coleção Brasília – Acervo Izolete e Domício Pereira. Objetivo é propor um percurso sensível que articula arte, política, memória e criação como expressões de liberdade.
- Onde: Museu de Arte de Brasília
- Quando: até 26 de fevereiro
- Horário: 10h às 19h
- Valor: gratuito
Uma História da Arte Brasileira
O CCBB apresenta a exposição “Uma História da Arte Brasileira”, realizada pelo MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). A mostra chega em versão ampliada, reunindo cerca de 100 obras, que oferecem um panorama abrangente da produção artística nacional entre os séculos 20 e 21.
- Onde: CCBB
- Quando: até 8 de fevereiro de 2026
- Horário: 9h às 21h
- Valor: gratuito
Todos Falam de Mim, Ninguém me Representa
Com curadoria de Ziel Karapotó e Nara Galvão, a exposição “Todos Falam de Mim, Ninguém me Representa” apresenta um olhar indígena sobre a obra de Rugendas. A exposição valoriza a diversidade étnica e cultural do Brasil, propondo novas paisagens, diálogos e reflexões sobre as formas como os povos indígenas foram representados ao longo da história da arte.
- Onde: Caixa Cultural Brasília
- Quando: até 1º de fevereiro de 2026
- Horário: 9h às 21h
- Valor: gratuito
Bancos Indígenas do Brasil
A capital federal é palco de um dos mais importantes eventos dedicados à arte e à cultura ancestral do Brasil. A exposição “Bancos Indígenas do Brasil — Rituais” chega a Brasília ocupando, simultaneamente, três dos principais espaços culturais da cidade: o Memorial dos Povos Indígenas, o Palácio do Itamaraty e o Museu Nacional da República.
- Onde: Memorial dos Povos Indígenas, Palácio do Itamaraty e Museu Nacional da República
- Quando: até 22 de fevereiro de 2026
- Horário: a partir das 8h
- Valor: gratuito
Línguas Africanas que Fazem o Brasil
O TCU (Tribunal de Contas da União) convida o público a mergulhar na formação cultural da língua portuguesa falada em território nacional com a exposição “Línguas Africanas que Fazem o Brasil”. O projeto reúne obras, objetos e projeções que evidenciam a profunda contribuição das línguas e culturas africanas.
- Onde: Centro Cultural TCU
- Quando: até 18 de janeiro
- Horário: 9h às 18h
- Valor: gratuito
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















