Anatel discute responsabilidade das plataformas digitais e privacidade em seminário; acompanhe
O evento, realizado nesta terça e quarta-feira, em Brasília, vai discutir principalmente os desafios do ambiente digital
Brasília|Do R7, em Brasília
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza, nesta terça (1º) e quarta-feira (2), em Brasília, um seminário para debater os desafios do ambiente digital. Segundo o presidente da agência, Carlos Baigorri, o evento busca discutir as principais dificuldades desse meio para entender quais passos deverão ser tomados pela Anatel como reguladora. Entre os temas discutidos estão a responsabilidade das plataformas digitais, o uso das redes de telecomunicação e a privacidade.
Baigorri comentou a atuação da Anatel em áreas relacionadas a segurança pública, letramento digital, conectividade e mercados digitais. "Todos esses desafios do ecossistema digital que a gente vai discutir ao longo desses dias de alguma forma já estão influenciando na tomada de decisões da agência", afirmou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante a abertura do seminário, o deputado federal e relator do projeto de lei das Fake News na Câmara dos Deputados, Orlando Silva (PCdoB-SP), reiterou o papel da agência para os processos de regularização e os possíveis impactos das tecnologias no Estado.
“[A Anatel] sabe da importância que tem a elaboração de que as agências, a partir do trabalho de regulação, passam a ser capazes, e essa capacidade pode e deve incidir fortemente nos debates que são feitos no Parlamento brasileiro", disse Silva.
Acompanhe o seminário:
Anatel libera ativação da faixa 5G em mais 102 cidades; veja a lista
Em julho, mais 102 municípios tiveram autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a ativação da faixa 5G. Com isso, as operadoras de telefonia já podem solicitar a licença para a ativação do sinal nas áreas. A quinta geração de internet promete maior velocidade, conexão mais estável e uma revolução em especial para os equipamentos autônomos (leia mais aqui).